O que é Mediunidade? Se você quer entender o conceito, além de ter algumas orientações para quem é médium iniciante, quer conhecer os tipos de mediunidade e sair de um possível sofrimento, continue lendo que este conteúdo é para você!

o que é mediunidade

Já de início, explicarei o que é mediunidade. Em seguida, o que é canalização para que você possa já compreender a diferença e a conexão entre os dois.

Se preferir, assista a um vídeo a seguir com a explicação da mediunidade por Bruno Gimenes, além de sinais de sua manifestação. De toda forma, explico em texto logo abaixo!

O que é Mediunidade

De acordo com o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, a mediunidade é “a aptidão para ser médium”.

Segundo o fundador do Espiritismo e um dos maiores estudiosos da mediunidade, Allan Kardec (1804 — 1869), “todo aquele que sente em um grau qualquer influência dos espíritos é, por esse fato, médium“. Ao mesmo tempo, ele diz:

“Para penetrar no mundo invisível, Deus lhe deu a mediunidade.” (KARDEC, Allan. O evangelho segundo o espiritismo, cap. XXVIII, it. 9).

Conforme a espiritualista Luiza Tomasuolo, a mediunidade permite que nos comuniquemos ou canalizemos diretamente energias astrais que desejam comunicar mensagens para membros de família, ou que desejam / pedem ajuda para se transformar e fazer a transição de uma dimensão para outra, ajudando em seu crescimento. Esses espíritos tem interesses e necessidades próprios, enquanto seres de luz tem como objetivo o avanço do todo.

Já em uma visão mais Universalista de Bruno J. Gimenes e Patrícia Cândido do Luz da Serra, a mediunidade é natural a todos nós e podemos ter diversas inspirações a partir dela.

O que pessoalmente entendi diferir nas formas de definição, é que enquanto Luiza Tomasuolo separa canalização de mediunidade, Bruno e Patrícia abordam mediunidade abrangendo ambos.

Importante citar que, mesmo dentro da doutrina espírita, não há um consenso na classificação da mediunidade.

Também, que não é necessário ver espíritos desencarnados para ser médium: essa característica chama-se “vidência”.

O que é Canalização Espiritual

Resumidamente, todos possuímos um canal intuitivo, conhecido também como o 6º sentido.

Canalização Espiritual é o ato de canalizar — que consiste em usar este canal para fazer conexão ao nosso Eu Superior (toque/clique aqui para saber o que é) e com outros seres de diferentes mundos e dimensões, usando a comunicação telepática.

Dessa forma, a mediunidade é uma forma de canalização.

Leituras indicadas de outros artigos meus aqui do site (toque/clique no respectivo item abaixo para acessar):

Como Saber se Você é Médium

Bruno J. Gimenes, do Luz da Serra, resume ao dizer que todo ser humano tem alma, e “a propriedade da alma é fazer um intercâmbio entre o físico e o extrafísico” (metafísico).

Logo, todos nós possuímos mediunidade. Então, sim, você é médium!

O que difere, é que em algumas pessoas a mediunidade pode estar aflorada enquanto que em outros reprimida ou equilibrada. Além disso, há diferentes tipos de mediunidade que pode se manifestar em cada pessoa — que explico mais adiante.

Um outro artigo meu que pode ser pertinente para você se aprofundar agora, é o “Sinais de Mediunidade Aflorando” (toque/clique aqui para acessar).

Sintomas Físicos de Mediunidade

São vários os Sintomas Físicos de Mediunidade se manifestando.

Alguns deles bem comuns entre pessoas que estão no seu despertar mediúnico — quando apresentam-se os primeiros sinais:

  • Constantemente estar vendo horas iguais (11:11, 12:12… você pode conferir os significados tocando/clicando aqui e vendo outro artigo meu), ou uma mesma sequência numérica todos os dias;
  • Zumbidos, zunidos, tinidos, sons de sinos, apitos agudos no ouvido, principalmente ao deitar;
  • Sonhos lúcidos ou muito reais, ou mesmo a lembrança mais nítida deles, talvez trazendo significados ou relação com questões pessoais suas;
  • Dor-de-cabeça e muito sono, ou sensações de formigamentos ou cosquinha no topo da cabeça.

Se você quer se aprofundar nesta compreensão, consulte o meu artigo específico: “Sinais de Mediunidade Aflorando (toque/clique aqui).

Tipos de Mediunidade

Existem vários tipos de mediunidade. Resumidamente, citarei aqui alguns:

  • Clarividente: Vê elementos sutis, metafísicos (não estão no plano material), como energias ou seres de luz, tem visões de passado presente ou futuro apresentadas como cenas de filmes. Não necessariamente vê espíritos;
  • Vidente: Vê espíritos, como de pessoas desencarnadas, e pode chegar à um nível de detalhe a ponto de confundir com pessoas normais;
  • Clariaudiente: Ouve vozes e sons que não são do plano físico. Atenção para não ser confundido com esquizofrenia (você pode investigar com terapeutas holísticos em paralelo a médicos psiquiatras ou psicólogos para se certificar);
  • Psicofonia: Você pode servir de canal para que um espírito fale através de suas cordas vocais;
  • Psicografia: Você pode servir de canal para que um espírito comunique-se através da sua escrita;
  • Incorporação: Você consegue disponibilizar o seu corpo para um espírito tomar posse temporária dele, manifestando voz e gestos;
  • Olfativa / de Cheiro: Você consegue sentir cheiros, aromas que não estão no ambiente físico. Exemplos comuns são de café e flores.

Se você quer conhecer detalhadamente esses e outros, toque/clique aqui e confira o meu artigo específico: “Tipos de Mediunidade”!

Mediunidade e Sofrimento / Mediunidade não Trabalhada

Se você está com perturbações do mundo invisível, isso pode ser sintoma de mediunidade desequilibrada.

A mediunidade não trabalhada, principalmente se estiver muito aflorada, pode provocar efeitos indesejáveis, embora seja simples de resolver.

Confira o meu artigo “Como Elevar a Vibração” onde tem exercícios que servirão para te blindar enquanto desenvolve mais o conhecimento a respeito!

Se você está sofrendo com a mediunidade, isso provavelmente significa uma das três coisas (ou todas):

  1. A sua mediunidade está desequilibrada;
  2. Você está com medo/receio (provavelmente do desconhecido);
  3. A sua frequência vibracional está baixa.

Abrindo a porta da mediunidade, para você receber as melhores visitas possíveis, é IMPRESCINDÍVEL você cuidar para estar em altas vibrações. Para isso, consulte este meu material com opção de baixar um e-book meu gratuitamente: Como Elevar Vibração (PDF). Praticar os exercícios dele resolverá o item 3 e, muito possivelmente, o 1 e o 2 também!

Compreenda que você tem o controle do seu corpo. Dessa forma, você tem a total capacidade tanto de elevar a sua vibração (e sintonizar-se apenas com seres benevolentes), quanto determinar ser o único no domínio dele.

Sendo assim, estude a espiritualidade, pratique o bem e exercícios para equilibrar a sua mediunidade. Logo, você poderá se beneficiar dela e ser mais feliz e pleno(a) que nunca — tenha certeza disso!

Médium Iniciante?

O meu despertar mediúnico, sem eu saber, iniciou-se pouco antes de eu adentrar em um curso de mediunidade. Contudo, foi buscando respostas e de fato começando a estudar, que ela manifestou-se de forma inesperada e inegável, conforme relato (com vídeo) neste outro artigo aqui: “Abertura do Terceiro Olho e Visão da Malha Cósmica”.

Assim como muitos outros, você sendo um médium iniciante pode se interessar e perguntar como se deu esse desenvolvimento, e o que fazer agora. Eu tenho um artigo mais geral que pode te ajudar: “Crescimento Espiritual“.

De toda forma, como foi uma base muito importante para o meu equilíbrio espiritual, até por ter um grupo de amparo no Telegram, pode ser mais interessante você ter um roteiro de estudo com acompanhamento. Por isso, afiliei-me e indico para quem também estiver procurando entender e desenvolver a mediunidade para conexão com o seu guia espiritual o mesmo curso que eu fiz, que foi este: “Conexão Imediata com o Seu Guia Espiritual” ou atualmente “Método Ligare”, da Luiza Tomasuolo (toque/clique aqui para saber mais detalhes e participar).

O que é Mediunidade: Conclusão

Concluindo, a mediunidade é uma faculdade natural de todo ser humano, bem como a canalização. Afinal, somos um espírito vivendo em um corpo físico. Então, aqui, estamos manifestando a alma — de origem mais sutil — na matéria, usando destes canais.

Apesar de sermos todos médiuns, cada um encontra-se em um nível de evolução, pode estar com a mediunidade equilibrada ou desequilibrada, além de viver diferentes tipos de manifestações e frequências vibracionais (toque/clique aqui para se aprofundar mais neste tema).

De toda forma, a mediunidade equilibrada colabora com termos uma vida mais plena. Através dela, podemos aproveitar comunicações de seres de luz (seja do nosso Eu Superior, guia ou mentores) que nos apoiam para trilharmos o nosso verdadeiro propósito — que envolve evoluir e ser feliz! 💟

Fontes e Referências Bibliográficas

Quer saber quando houver uma nova publicação aqui no Luisa Ambros Espiritual? Preencha seus dados!

* indica obrigatoriedade