Windows 11 é bom? Vale a pena atualizar?

Quer saber se o Windows 11 é bom? E se Vale a pena atualizar?

Por que não atualizar?

Primeiro de tudo, há sempre aquele receio de atualizar logo no início, por conta da possibilidade de haver incompatibilidades.

Convenhamos, essa preocupação é bem pertinente. Afinal, os problemas realmente acontecem, principalmente, no início de novas versões de sistemas operacionais. É necessário algum tempo até termos drivers atualizados e programas com a garantia de serem 100% compatíveis.

E por que atualizar para o Windows 11?

Consegui ter coragem para atualizar quando, ao inicializar o meu notebook com Windows 10, recebi uma mensagem tentadora: Eu poderia instalar as atualizações e, caso não ficasse satisfeita, poderia facilmente reverter em 7 dias.

Eu não diria que sou early adopter das tecnologias, mas enxergo e aproveito as boas oportunidades.

Logo, aceitei.

O processo da atualização

Após dizer “sim”, o Windows disse que ia iniciar a atualização ao reiniciar com computador.

Então, reiniciei.

Logo, foram feitas cerca de 3 perguntas sobre preferências… e o Windows começou o procedimento de atualização.

Fui almoçar e, quando voltei, em menos de 30min, estava já na tela de login com a interface levemente diferenciada, com a tipografia diferente, mais moderna, me convidando a fazer login no novo sistema.

Fiz login e a interface nova surgiu clara, leve e fluida.

Simples assim.

Visão geral navegando na nova interface do Windows 11

Veja um vídeo meu secreto (não listado) no YouTube. Fiz para mostrar para alguns amigos que queiram saber o que eu tinha achado, e resolvi presentear você que encontrou este post. 🙂

Pontos positivos do Windows 11

  • Para quem se incomodava com aquela interface de cores chapada das configurações etc, agora ela está mais amigável, com Ícones coloridos, que facilitam o rápido entendimento;
  • Agrupamento visual mais claro dos componentes e suas relações, com caixas de cor com contornos e margens;
  • Entrelinha maior entre elementos nas listas de arquivos, pastas etc;
  • Melhor leiturabilidade e legibilidade, talvez por uma definição/contraste melhor em fontes e elementos gerais de interface;
  • Difícil de acreditar, mas, na minha experiência, tudo está respondendo mais rápido do que antes;
  • O botão de maximizar/minimizar janelas, está com modelos pré-prontos de distribuição delas na tela, que facilitam a organização de quem precisa ter uma visão de várias ao mesmo tempo!

E, sim você pode alinhar o botão do Windows 11 à esquerda na barra de tarefas. Ensino como neste link aqui, no meu outro blog.

Quer aproveitar ao máximo o Windows 11? Aprenda em um curso prático clicando aqui!

Pontos negativos do Windows 11

A interface continua não sendo completamente unificada…

Veja como há resquícios de versões anteriores do Windows nas propriedades dos arquivos, ao mesmo tempo que a interface do Sistema é mais moderna e diferente da do painel de controle.

E outras questões específicas que tive problema:

  • Não consegui identificar como impedir o agrupamento de janelas minimizadas (algo que sempre personalizo nos meus computadores, pra agilizar acesso);
  • Pela primeira vez, tive a interrupção do funcionamento do mouse ao usar o BlueStacks, emulador de Android. Nunca antes tinha dado problema, e, então, ao longo de 3 dias usando o Windows, ele interrompeu 2 vezes. Contudo, foi apenas iniciar o programa que ele retomou. Preciso ser justa e informar que ainda estou terminando de atualizar os drivers todos do notebook

E, vale citar, embora não seja um probleeema: Será necessário fazer algumas atualizações de drivers que o próprio Windows Update e, no meu caso, Dell Update também identificam e sugerem.

Vale a pena atualizar para o Windows 11?

Se você não tiver programas essenciais muito específicos, antigos e problemáticos em incompatibilidade, digo, com base em minha experiência, que vale!

A garantia dos 7 dias de testes, podendo regredir, que me deu segurança. E, tendo sido a atualização tão rápida e fluida, afiro mais pontos positivos, e faço a pergunta: Por que não experimentar?

Quer aproveitar ao máximo o Windows 11? Aprenda em um curso prático clicando aqui!

Experimentou? Opine também!

4 comentários em “Windows 11 é bom? Vale a pena atualizar?”

  1. MARCELO DELGADO

    Olá,Luisa,

    É a segunda avaliação que leio sobre o Windows 11.
    Não uso nem pretendo usar jogos.
    Meu uso básico é progamação mobile, Photoshop, Lightroom, Windows Office, homeoffice acessando meu micro do trabalho e acesso à internet.
    Percebo que toda mudança de versão do Windows exige mais memória e mais processador.
    Cores, fontes e floreios, pra mim não é justificativa de atualização.
    Minha pergunta é: “O Windows 11 é mais rápido ou mais lento que o Windows 10?”

    Parabéns, pela atitude em postar sua avaliação!

     
    1. Oi, Marcelo! Agradeço o seu comentário! Entendo, nós temos um uso parecido! Utilizo para desenvolvimento de sites, Photoshop e o programa mais pesado que uso, é o Bluestacks (emulador de Android. Abrindo-o, é o único momento em que as ventoinhas fazem barulho aqui). Nas configurações do meu notebook, que é um Dell Inspiron 15 5000 Processador 10ª Geração Intel Core I7, HD 256 SSD e 16GB de Memória RAM, e Placa de Vídeo NVIDIA GeForce MX250 (2GB), após a atualização do Windows 10 para o 11, ele ficou sim mais rápido um pouco, o que eu achei um tanto contraintuitivo considerando a melhoria na experiência “look and feel”, que teoricamente consumiria mais memória. Não sei se é porque a configuração aqui estava “sobrando” processamento, mas definitivamente julguei melhor o desempenho geral e não retrocedi o SO! 🙂

       
  2. Ainda não me recuperei bem do trauma que tive quando instalei o Windows 11 lá em outubro ou novembro. Ali sambou até o tecador de vídeos (VLC media player) e como estava fazendo um curso on-line, voltei rapidinho pro 10. Ainda estou pensando em quando vou atualizar, mas gostei da resenha (do texto e sobre o que você falou).

    Mas para mim, o ponto alto dessa resenha foi a sugestão do BlueStack, que eu não conhecia e todos os emuladores de Android que eu tinha procurado e tentado usar nunca davam certo (já tinha até desistido). Agora, com o com o BlueStack, finalmente passei a creditar que existe emulador de Android que funciona; inclusive passou na minha “prova de fogo” que era fazer o emulador rodar o aplicativo do meu drone e, mais importante, controlar o drone via emulador de Android.

    Mais uma vez, obrigado!

     
    1. Fiquei muito feliz com o seu feedback, Eduardo! 🙂 Que tenha sido útil pelo Bluestacks, ao menos! Do lado daqui, o Windows 11 continua funcionando bem. Exceeeto, que descobri que não consegui usar a impressora sem fio. Acho que essa parte de drivers e codecs relacionados a outros equipamentos ou programas muito associados a hardwares, é realmente um ponto crítico que temos que priorizar nos testes das atualizações! Agradeço pelo comentário!

       

Deixe uma resposta