Como Decorar um Texto (Rápido)? Seja para falar um roteiro de vídeo, atuar ou mesmo fazer uma reunião que aborde muitos pontos importantes, sem colar, esse artigo irá ajudar.

como decorar um texto

como decorar um texto

Esse conteúdo é um resumo de outros com orientações de profissionais que estudei para uso próprio e resolvi compartilhar também!

Dele, muito eu adaptei do seguinte vídeo que você pode preferir assistir. Contudo, fique tranquilo que logo abaixo está em uma listinha bonitinha em texto!

Como Decorar um Texto

Primeiramente, esclareço que essas dicas foram dadas por profissionais e que são todas complementares. Dessa forma, quanto mais delas praticar, melhor!

Ei! Por acaso você quer aprender a atender online? Baixe o meu e-book Gratuito para saber como começar a fazer atendimentos, consultas, consultorias, aulas, vendas etc na internet: Clique/toque aqui!

Então, vamos às dicas…

  1. Entenda o contexto. Aproprie-se do conteúdo a ponto de saber contar de forma resumida a ideia do texto. O cérebro normalmente funciona melhor para lembrar de histórias do que de elementos isolados “sem sentido”;
  2. Escreva, reescreva, preferencialmente falando em voz alta. Escrever leva mais tempo que ler, e fazer isso pode gerar a percepção de maior importância para o seu cérebro. Além disso, às vezes você pode gerar uma memória fotográfica do que escreveu;
  3. Grave um áudio com as falas das outras pessoas, cenas e/ou narração, e deixar a sua parte em silêncio para você preencher. Então, dar play, tocar a sua gravação enquanto estiver dirigindo, no ônibus lavando louça etc e preencher as lacunas;
  4. Leia de 2 a 5x logo antes de dormir — faça disso realmente a única coisa que você fará. Dormindo com o texto na cabeça, fará com que ele penetre mais facilmente;
  5. Assim que acordar, leia as suas falas;
  6. Faça uma sigla usando as primeiras letras das primeiras palavras. Por exemplo, se na estrofe começa com “Eu sempre odiei ser comparada”, anote na frente “ESOSC” e lembre-se disso;
  7. Faça atividades enquanto pratica, para testar que esteja no automático. Por exemplo, ficar falando as suas falas enquanto faz arruma o quarto, toma banho, brinca com o seu animal etc.

Dica Extra: Aplicativos de Celular

Complementando a dica 3 de gravar áudio com a fala dos outros, foi revelado que também existem aplicativos que podem auxiliar nesta função!

Por exemplo, o aplicativo Rehearsel onde você marca no texto quais falas são as suas, e ele fala em voz alta as demais, escondendo as suas. Ele é profissional que você encontra clicando aqui para baixar no iPhone/iPad.

Também, use os termos “script” e “rehearser” e você encontra outros com funções parecidas também no Android.

Como Decorar um Texto: Conclusão

Concluindo, exercitando as técnicas simples acima, você aprende como decorar um texto rápido para ficar mais seguro e lembrar das suas falas.

Elas são complementares e o quanto mais delas praticar, melhor.

Para completar, segue outro vídeo que também foi usado como referência deste artigo:

https://www.youtube.com/watch?v=7l5UAPEeIdg

Seja avisado quando houver novos artigos relevantes por aqui para melhorar a sua eficiência, na sua caixa de e-mail. Basta inserir seus dados abaixo :)