Há cerca de dois anos utilizo uma Philips Saeco Poemia inoxidável. Eu a comprei após a anterior, da Mondial, parar de funcionar após 1 ano de uso. Até sua caixa é um projeto bem pensado, sendo compacta, fácil de colocar a máquina e carregar.

Conteúdo da embalagem

  • Colher dosadora de café, com verso projetado para para acomodar o pó no cachimbo;
  • Cachimbo projetado para proporcionar mais crema (a espuma do café), e com peneira removível;
  • 2 peneiras de cachimbo: 1 para pó de café torrado e moído, 1 para café em sachê (mais popular na Europa; aqui você pode usar os sachês da Senseo que funciona);
  • A máquina!

Vídeo da máquina Philips Saeco Poemia sendo usada, incluindo o seu bico vaporizador

O que gostei

  • Sendo uma máquina manual, é possível colocar quase qualquer tipo de pó (só não dá pós finos demais, pois a água não passa), de qualquer marca/especialidade/região à sua escolha.
  • Com o bico vaporizador é possível obter água quente pressurizada (podendo ser usado para fazer chá, por exemplo) ou vapor para espumar leite.
  • Ela é resistente e durável; compartilhei-a com colegas no meu local de trabalho durante 1 ano e ela continua funcionando bem.
  • É possível ver o nível da água sem ter que abrir a máquina graças à uma janela para o repositório na frente da máquina.
  • É bonita e possui design compacto, tendo nela mesma compartimentos para todas as suas peças.

O que não gostei

Ei! Por acaso você quer aprender a atender online? Baixe o meu e-book Gratuito para saber como começar a fazer atendimentos, consultas, consultorias, aulas, vendas etc na internet: Clique/toque aqui!

  • Ela não desliga automaticamente após um período de inatividade e, como o botão de desligar é um interruptor na parte traseira e a luz que indica que está ligada é extremamente fraca, é fácil esquecê-la ligada.
  • Alguns pós de café são mais finos e ao usá-los, praticamente não passa água pelo cachimbo. Como parece que a máquina fica sobrecarregada, acabo tendo que misturar os pós finos com pós grossos ou simplesmente desistindo de usar pó mais fino.
  • Como forma de manter a máquina funcionando adequadamente, é necessário fazer um procedimento de descalcificação a cada 1 ou 2 meses de utilização  e/ou quando houver uma redução da vazão da água. Pelo menos o produto custa apenas R$ 19,90 e pode ser comprado online em http://www.jmstore.com.br/descalcificador-descalcificante-saeco.html (já comprei aqui 2 vezes, é o local onde achei mais barato).

Devo comprar uma máquina Philips Saeco Poemia?

Se você é um amante de café que sente uma grande diferença entre um café espresso e um coado e tem o hábito de tomar todo dia, eu diria que sim! O investimento é um pouco alto, mas recomendo mais do que uma máquina de cápsula se você quiser ter liberdade e variedade de opções. Se o que você procura é praticidade, a de cápsula deve ser uma melhor opção (veja post com resenha sobre a Nescafé Dolce Gusto Piccolo da Nestlé e Arno, máquina para café de cápsula).

A minha é inoxidável, mas é possível encontrar uma variação mais econômica de plástico: http://www.buscape.com.br/philips-saeco-poemia-hd8323-expresso.html#precos

Links úteis

Seja avisado quando houver novos artigos relevantes por aqui para melhorar a sua eficiência, na sua caixa de e-mail. Basta inserir seus dados abaixo :)