Essa foi uma daquelas ferramentas que mudou minha vida — para melhor — e que me fez sentir necessidade de compartilhar para facilitar e melhorar também a de todos!
Você pode ver a parte A (onde descrevo o método convencional) ou pular para a parte B (recomendo!) para saber como começar já a otimizar a atividade através do programa de print screen Lightshot que possui versões para Windows, Mac OS, Ubuntu (com Wine) e Google Chrome.

A) Método convencional de como tirar print screen da sua tela

Tirar print screen/screenshot da tela do seu notebook/PC é fácil! Basta:
  1. localização do botão prntscr para print screen no teclado

    Clique na imagem para ampliar

    Apertar uma tecla no teclado, chamada PrntScr. Ela fica logo acima a tecla de apagar (“backspace”) ou próxima ao Delete/del, no canto direito superior do teclado (depende do modelo).

  2. Depois disso, é só clicar em “Colar”, ou pressionar Ctrl+V, onde você deseja mostrar a imagem (contanto que o local aceite imagem).
    Ex: Abra o Paint brush e cole lá, ou direto no corpo de uma mensagem do seu Gmail/Outlook, no seu documento do Microsoft Office Word etc.

Nativamente, o Windows possui a “Ferramenta de captura” que pode ser encontrada ao buscar no seu menu incial (tecla Windows), ou pressionar o ayalho Windows+Shift+S.

B) Torne ainda mais fácil e prático tirar print screen com o programa Lightshot!

Conheci essa ferramenta que, basta instalar, e ela deixará o processo de tirar pint screen e salvar/compartilhar a imagem com outros, muito mais fácil! E ainda com a possibilidade de inserir anotações no screenhost!

O que é o Lightshot

O Lightshot é um programa gratuito, disponível para Windows, Mac, Ubuntu e como extensão do Google Chrome.
A grande vantagem que vejo é você instalar no seu sistema operacional, pois ele substituirá o comportamento padrão do que acontece quando você pressiona normalmente o botão Print screen/PrntScr do seu teclado.

Para que serve

Eu diria que para facilitar sua vida e economizar seu tempo. Ao menos no ato de tirar print screen :)
Com ele, é possível:
  • Maior precisão na captura, pois o Lightshot permite selecionar a área na tela que quer na imagem (o que o Windows não faz por padrão);
  • Você ser mais didático de forma rápida: ele permite anotações na captura no momento da captação:
    • ferramentas de texto
    • formas geométricas
    • setas
    • desenho livre para anotar por cima da imagem;
  • Compartilhar facilmente: você pode, com um clique, enviar a imagem para a internet e receber um endereço de compartilhamento para enviar num chat, por exemplo.

Como usar o Lightshot

Super rápido e prático, e basta instalar para aproveitar para sempre! Veja em 3 passos:

  1. Faça download do Lightshot no endereço de acordo com seu Sistema Operacional entrando no seguinte endereço http://app.prntscr.com/pt-br/download.html. Instale na sua máquina (recomendo abrir no Windows através do clique direito em cima do arquivo, selecionando “Executar como administrador”).
  2. Pressione o print screen normalmente do seu teclado. Se a ferramenta não funcionou, reinicie seu computador que na volta deverá dar certo. Ou verifique se está com permissão de Administrador no computador para, então, reinstalar.
  3. Selecione a área que deseja salvar clicando e arrastando seu mouse. Solte o clique do mouse e você ainda poderá ajustar a área e redimensioná-la!

Se você só precisa capturar a tela, pronto! Basta pressionar as teclas de atalho Ctrl+C ou clicar em Copiar na ferramenta para depois colar onde quiser.

Ei! Por acaso você quer aprender a atender online? Baixe o meu e-book Gratuito para saber como começar a fazer atendimentos, consultas, consultorias, aulas, vendas etc na internet: Clique/toque aqui!

Recursos do Lightshot

Do lado direito temos as possibilidades de desenho e anotação no print screen. Embaixo, de salvar e compartilhar.

  • Anote e desenhe! A primeira ferramenta do lado direito, permite você fazer desenhos livres. Em seguida temos a ferramenta para fazer linhas retas, outra para setas, retângulos, marcação/destacar texto, escrever texto e selecionar a cor para elas;
  • Desfaça erros. A última ferramenta do lado direito, é o ícone de desfazer. Clique para voltar ao estado anterior, caso tenha feito alguma edição errada;
  • Envie para a nuvem! É possível fazer upload temporário da imagem com um clique, para compartilhá-la via chat etc. Basta clique no primeiro ícone de baixo que o Lightshot fará o upload da imagem automaticamente, e te dará o link para visualizá-la.
  • Compartilhe nas redes sociais. Basta escolher entre o twitter, facebook, VK ou Pinterest.
  • Imprima em um clique. Basta clicar no ícone da impressora para começar!
  • Simplesmente copie. Clique no ícone de copiar. Uma alternativa ao atalho Ctrl+C.
  • Salve no seu computador. Basta clicar no disquete, e você poderá armazenar a imagem com o cortee anotações que você fez!
  • Régua digital: De quebra, uma dica: eu uso também como régua em pixels! A ferramenta mostra as dimensões em pixels da área de seleção e isso pode ser muito útil em alguns tipos de atividades ;)
Faça um bom proveito e compartilhe esse artigo: Melhore o mundo ajudando as pessoas na otimização de tarefas do dia a dia! :)

Seja avisado quando houver novos artigos relevantes por aqui para melhorar a sua eficiência, na sua caixa de e-mail. Basta inserir seus dados abaixo :)