Calculadora de parcelas com juros e taxas do PagSeguro

Aqui, você encontra uma planilha calculadora de parcelas do PagSeguro, aberta online e grátis! Ela gera, automaticamente, os valores das parcelas, os seus juros e o quanto é a taxa de intermediação.

Quais são as taxas para receber dinheiro de vendas do PagSeguro?

Antes de usar a planilha, importante entender que o PagSeguro possui tanto taxas por intermediação do pagamento, como os juros por parcela.

Essas taxas variam de acordo com:

  • “Meio de pagamento” ou “Tipo de Venda”:
    • online;
    • presencial;
    • Digitada;
  • “Plano de recebimento”:
    • “Na hora” (mesmo dia);
    • 14 dias para receber;
    • 30 dias para receber.

Além disso, o valor que você vai receber ainda varia de acordo com a escolha de quem fará o pagamento dos juros do parcelamento, que pode ser:

  • “Por conta do vendedor”;
  • “Por conta do comprador”.

Como saber qual a taxa do parcelamento do PagSeguro

Frequentemente, considerando o caso da escolha “por conta do comprador”, é natural o cliente questionar: “Tá, e qual o valor da parcela?” ou “qual o valor do juros?”.

Desde já, aviso que o próprio PagSeguro possui alguns simuladores das parcelas com juros, que são os seguintes:

Apesar disso, em todos os casos acima, é necessário um cadastro no PagSeguro para poder fazer login e usar as calculadoras oficiais…

Como eu precisava fornecer as informações dos valores das parcelas considerando as taxas para uma pessoa do atendimento que usa apenas o smartphone para fazer os orçamentos e não tem conta no PagSeguro, fiz uma planilha online amigável pro mobile. <3

A Calculadora de parcelas do PagSeguro com juros e taxas em planilha online

Com esta planilha que fiz, basta você preencher uma vez as taxas (células F3 e J2) de acordo com meio de pagamento (online ou presencial) e plano de pagamento (mesmo dia, 14 ou 30 dias para receber).

Pronto!

Para cada valor de pagamento que quiser calcular as parcelas com juros, basta inseri-lo no retângulo amarelo (célula B3).

Desde já, todos os valores das colunas “parcelas”, “juros” e “total a pagar” atualizarão automaticamente, como mágica. :)

Calculadora de parcelas com juros e taxas do PagSeguro-pc

Além disso, a planilha é facilmente utilizável/editável online e até offline. Basta você fazer uma cópia dessa calculadora neste link , permitir acesso offline (se quiser) e editar no seu computador.

Fazendo cópia da planilha calculadora no computador:

fazer-copia-planilha

Além disso, é possível usar e fazer cópia através do smarthpone, no aplicativo “Planilhas” do Google que existe para iOS/App Store e pra Android/Google Play.

Para isso, basta clicar nos 3 pontinhos no canto superior direito da tela, e então “Compartilhar e exportar”, “Fazer uma cópia”:

1:fazer-copia-planilha-google-celular1 ; 2:fazer-copia-planilha-google-celular2.

Aqui como fica no celular:

Calculadora de parcelas com juros e taxas do PagSeguro-celular

Essa planilha calculadora/simulação de taxas do PagSeguro já foi pensada para facilitar dar aquele print e mandar pro cliente a simulação (cortando a parte superior na imagem). ;)

Na atualização de 24/12/2021, adicionei uma nova aba para mostrar o quanto que fica o custo total para cada opção de parcelamento, caso você decida pelos juros por conta do vendedor.

Simplesmente, somo os juros da parcela (a respectiva linha da coluna I) com a taxa fixa de recebimento (célula F4). Veja (custo total na coluna L, em laranja):

Por fim, adicionei uma aba “Referências” para lembrar de informações importantes usadas para a construção da planilha.

Calculadora de parcelas com juros e taxas do PagSeguro-pc2

Observações importantes

  • As taxas que preenchi são considerando o modo de pagamento “por conta do comprador” na primeira aba, e para receber em 30 dias (as taxas são menores ;);
  • A segunda aba, é considerando as taxas “por conta do vendedor”;
  • Por conta de atualizações do próprio PagSeguro, as taxas podem mudar ao longo do tempo. Para que os valores usados nos cálculos da planilha estejam corretos, você deverá acompanhar o dado atualizado na fonte oficial. Então, atualizar nas respectivas células caso seja necessário, ok?

Finalmente, faça um bom uso. :) Em caso de sugestões de melhorias, use a caixa de comentários mais abaixo!

Seja avisado quando houver novos artigos relevantes por aqui para melhorar a sua eficiência, na sua caixa de e-mail. Basta inserir seus dados abaixo :)

Deixe um comentário