Está buscando entender o que é a Escala Loeb? Ou seja, a escala de Avi Loeb, físico teórico e astrônomo israelense-americano, professor de ciências em Harvard e autor de livros?
E gostaria de saber isso também para saber classificar o objeto interestelar 3I/Atlas que tem gerado polêmica sobre anomalias, fazendo questionar se trata-se de um cometa, algo natural ou artificial? Então, você está no lugar certo!
O que é a Escala Loeb
A Escala Loeb é um sistema de classificação do nível de significância de objetos interestelares. Em outras palavras, ela mede a probabilidade, de 0 a 10, de um objeto apresentar sinais que possam indicar origem tecnológica ou artefatos alienígenas.
Como a Escala Loeb surgiu
A ideia surgiu em meio a debates sobre a natureza de objetos como o cometa interestelar 3I/Atlas, que apresentou anomalias que levaram Loeb a especular sobre sua origem artificial. Então, a Escala Loeb foi proposta para padronizar o debate científico sobre anomalias. Assim, permite que astrônomos comparem observações com critérios claros.
Quando a Escala Loeb foi criada?
A Escala de Loeb foi criada em agosto de 2025. Ela foi desenvolvida pelo astrofísico de Harvard, Professor Abraham (“Avi”) Loeb, e seus colegas.
Quem é Avi Loeb
Avi Loeb (Abraham Loeb) é físico teórico e astrônomo. Ele é professor em Harvard e já liderou o Departamento de Astronomia. Assim, Loeb tornou-se uma voz ativa em estudos sobre tecnoassinaturas e objetos interestelares.
Além disso, ele criou e apoia iniciativas como o Galileo Project, voltado a buscar evidências observacionais de possíveis artefatos tecnológicos. Portanto, sua atuação combina pesquisa teórica e propostas práticas de observação.
Escala Loeb: Tabela em Português
Confira, a seguir, a Escala de Avi Loeb, de classificação de objetos interestelares, seu nível tecnólogo e consequente nível de significância:

Escala Loeb em Português. Acima, é uma imagem, então você pode tocar e segurar nela para salvá-la.
Fonte dos dados: Avi Loeb, “The Loeb Scale: Astronomical Classification of Interstellar Objects“, Medium, agosto de 2025.
Como a Escala funciona na prática
Primeiro, os cientistas reúnem observações: trajetória, brilho, espectro, albedo, presença de coma e sinais eletromagnéticos. Em seguida, comparam dados com modelos naturais. Então, a gravidade, desgaseificação e impacto de poeira são analisados.
Se as soluções naturais forem insuficientes, a avaliação sobe na escala. Dessa forma, a escala quantifica o grau de anomalia. Portanto, facilita decisões sobre investigação adicional.
O que Avi Loeb propõe com esta Escala
Loeb destaca que a escala não pretende provar imediatamente que algo é artificial. Ao invés disso, ela:
- Padroniza relatórios e comunicação entre pesquisadores;
- Evita saltos conclusivos ou descarto precipitado de dados;
- Orienta priorização de recursos observacionais;
- Estimula a transparência na análise de anomalias.
Em suas palavras, a Escala promove a curiosidade científica e o método. Assim, incentiva que hipóteses incomuns sejam testadas com rigor.
O que é o 3I/Atlas (e o que o Avi Loeb comenta)
Esse objeto entrou no radar da comunidade por apresentar anomalias. Assim, ele se tornou um caso de estudo sobre a aplicação prática da escala.
Além de análises técnicas, o 3I/Atlas gerou discussões públicas sobre como a ciência responde a possíveis tecnossignaturas. A Escala Loeb contribui para esse diálogo com critérios objetivos.
Avi Loeb documenta que relatórios preliminares e observações de 3I/Atlas continuam chegando. Assim, é provável que a classificação evolua com mais dados. Portanto, mantenha-se atento a atualizações de fontes confiáveis. Ele recomenda acompanhar publicações oficiais e análises independentes. Em especial, que mantenha o olhar crítico e a mente aberta… 👀
O caso 3I/Atlas: por que gerou tanto debate
O 3I/Atlas é o terceiro objeto interestelar detectado que ganhou atenção científica. Logo, observadores apontaram características atípicas. Entre elas:
- Aceleração não gravitacional sem coma detectável;
- Piscar ou variações de brilho incomuns;
- Espectro com sinais que não se encaixam perfeitamente em taxonomias cometárias;
- Comportamento dinâmico que desafia modelos simples de desgaseificação.
Por isso, alguns grupos classificaram temporariamente 3I/Atlas entre níveis 2 e 4 na escala Loeb. Ou seja, o objeto merece atenção e investigação mais profunda, mas não há confirmação de origem artificial.
Pessoalmente, com os materiais que vi, e acredito que o 3I/Atlas está no 7 da Escala Loeb.
Se você quer se aprofundar no assunto 3I/Atlas através de vídeos bem-humorados com atualizações constantes de estudos e descobertas, recomendo fortemente o canal do YouTube “Galeria do Meteorito”, de Richard Cardial e Cris.
Por que a Escala de Avi Loeb é Importante
A Escala Loeb traz rigor e clareza a um tema sensível — e que antes havia um maior silêncio e preconceito. Com ela hoje, é possível transformar debates, muitas vezes extremistas, em análises mais objetivas, comparáveis e reprodutíveis.
Esta Escala acaba chamando atenção por ser desenvolvida em um especialista renomado no assunto, vem ao público e inclui opções da existência de tecnologia não-humana, abrindo mentes para a existência de vida extraterrestre inteligente.
Com o 3I/Atlas no foco, com as suas crescentes anomalias que desafiam as características de um simples cometa ou algo natural que já tenhamos visto, a Escala Loeb já nasce tendo aplicação prática na atualidade e mostrando a sua utilidade e importância.
Então, acompanhe as novidades e lembre-se: a ciência avança com perguntas e dados, não com certezas precipitadas.
Quer saber quando houver uma nova publicação aqui no Luisa Ambros Espiritual? Preencha seus dados!
De atéia à produtora de conteúdo Espiritual, posso dizer que fui abraçada pela espiritualidade. Aqui, torno mais acessível os conhecimentos que venho adquirindo, principalmente, com a descoberta da clarividência. Afinal, tive muita dificuldade em encontrar respostas ao começar a perceber sinais e, inesperadamente, com a abertura do terceiro olho.
Sempre gostei de sintetizar informação, escrever, criar... Dessa forma, a minha missão aqui é aproveitar essas características facilitando o acesso à informações desse ilimitado (e incrível!) Universo para você alcançar a alegria de viver! Seja bem-vinda(o)!
Acompanhe-me nas redes como @luisaambrosespiritual:
Telegram | TikTok | YouTube | Instagram | Facebook | Instagram | Grupo de WhatsApp
Toque/clique aqui para aconhecer os meus Produtos e Serviços









Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.