Opinião sobre o #WordCampSalvador 2014 e resumos das palestras

Ocorreu o 1º evento WordCamp Salvador em 06/12/2014 que foi muito bem organizado e teve ótimas palestras e público. Realizei várias anotações de novidades para mim das palestras que assisti (haviam 2 simultâneas sempre) e, como muita coisa foi útil, resolvi compilar e publicar aqui.

A programação completa pode ser acessada no site oficial do evento WordCampSalvador 2014, que irá conter os slides na íntegra de cada palestrante. Em alguns resumos já disponibilizo links para os slides na íntegra.

Escrevo mais sobre o evento após os resumos das palestras.


09:00

Ei! Por acaso você quer aprender a atender online? Baixe o meu e-book Gratuito para saber como começar a fazer atendimentos, consultas, consultorias, aulas, vendas etc na internet: Clique/toque aqui!

1. WORDPRESS MULTISITE: DESENVOLVENDO PORTAIS COM SITES INTERLIGADOS

Nícholas André Pinho de Oliveira

▶ Os slides na íntegra feitos pelo palestrante podem ser vistos aqui.

Os subsites de uma instalação multisite é composta pelos chamados Sites virtuais por não existir neles um subdiretório próprio. Um grupo desses sites é chamado de Network. Nele, é possível o compartilhamento de plugins e temas, mas os sites são logicamente separados.

Multisites é indicado para usar em blogs, por exemplo, de colunistas de um jornal, para fazer preview de temas… ou seja, sites que precisem haver subseções independentes e que usam WordPress.
Não é indicado a princípio para sites interligados, pois há poucas configurações globais e o uso delas aumenta muito a carga do sistema (como as funções switch_to_blog() e restore_current_blog()).

Os subsites podem ser instalados em subdomínios ou subdiretórios, sendo que para subdomínio é preciso configurar o DNS de cada um.

Case apresentado na palesta: UFERSA.edu.br
Possui cabeçalho e rodapé comum en todos os subsites, que é algo simples de fazer no tema principal.

Voltar para o sumário ^


09:45

2. WORDPRESS PARA SEUS CLIENTES

Ted K’

O fato de Barack Obama e outros famosos usarem WordPress é uma forma de aumentar as chances de venda da implementação no site do cliente.

O WordPress pode ser tranquilamente usado com Phonegap para alimentação de aplicativos mobile.

Formas de valorizar o trabalho e possuir um diferencial perante o cliente, são:

  • A personalização da tela de login, incluindo a marca do cliente
  • Widget personalizado no dashboard
  • Cores personalizadas do tema
  • Personalização do menu principal do painel para esconder opções que o cliente não usará.

Foi comentado sobre compartilhar ou não usuário e senha de administrador para o cliente. /*Minha opinião é criar um login de Administrador e um de Editor e compartilhar os dois com o cliente. Junto, orientá-lo a guardar o de Administrador para repassar caso um programador precise, e ele por padrão usar o de Editor, com exibição mais simplificada de painel (e com algumas opções desnecessárias ocultas).*/

Voltar para o sumário ^


10:30

3. PROGRAMAÇÃO VISUAL APLICADA PARA BLOGUEIROS

Helton Bezerra da Silva

Essa palestra foi interessante para mostrar aos programadores que é comum haver entre eles preocupação em estar fazendo ou não um sistema com boa estética e usabilidade, além de funcional (a experiência). Foi dada ideias práticas de como noções de design é importante e podem ser usadas com simplicidade. Não anotei muito por Design ser minha formação, mas peguei as seguintes referências:

  • Layout F (as áreas mais clicadas de uma página web)

layout f

  • Modelo AIDA do fluxo que leva o cliente a tomar uma ação:

modelo aida

Voltar para o sumário ^


11:15

4. O ESSENCIAL PARA UM BOM DESEMPENHO DO SEU PROJETO EM WORDPRESS

Sergio Costa

▶ O resumo do conteúdo feito pelo próprio palestrante pode ser visto aqui, e seus slides na íntegra podem ser vistos aqui.

Foi citado o uso do Font Awesome para otimização de imagens para ícones padrão, e uso de sprites na web. Também foram dados vários exemplos de erros comuns, muitos causados por plugins mal codificados.

Para melhorar desempenho de carregamento, foram sugeridas técnicas como:

  • Limpar funções não usadas no wp_head()
  • Carregar CSS no header e JS no footer sempre;
  • Sempre chamar o plugin apenas se sua função existir (para, por exemplo, não carregar os scripts do plugin Contact Form 7 em todas as páginas sendo que só é usado na página “Contato”);
  • Uso de Ajax para atualizar apenas o necessário na página, ao invés de recarrega-la toda;
  • Uso da Transients API para usar cache temporariamente;
  • Configuração do .htaccess para definir por quanto tempo determinados conteúdos podem ficar armazenados em cache.

Foram recomendados também os seguintes plugins para WordPress específicos para melhoria de desempenho:

Voltar para o sumário ^


14:00

5. SEO PARA WORDPRESS: UMA ABORDAGEM PRÁTICA

Ian Castro

▶ Os slides na íntegra feitos pelo palestrante podem ser vistos aqui.

Foi citado o case de sucesso da JVF Empreendimentos que possui mais de 9o% do tráfego vindo de resultados de busca, inclusive com ajuda de, por exemplo, um página falando sobre o bairro, para aumentar as chances de entrada do usuário na página e de se interessar e vir a comprar os imóveis do site.

Itens que contam no rankeamento da página nos resultados de busca:

  • Velocidade do carregamento da página; por isso é importante ela estar com bom desempenho, inclusive com imagens comprimidas
  • Atributos ALT das imagens preenchidos contextualmente (o que é possível automaticamente com o plugin WordPress SEO by Yoast)
  • Criar páginas que indexem palavras-chave, que serve de catálogo com os termos mais pesquisados.
  • Topic related content: Incluir sinônimos de palavras-chave no conteúdo.

Sugestões de ferramentas e práticas para melhorar o SEO em geral:

  • Planejador de palavras chaves Google Ad Words
  • Fazer redirecionamento 301 ao mudar URLs para manter credibilidade da pagina. Se não fizer, a contagem de rankeamento começa do zero. Há o plugin Redirection para WordPress que auxilia nisso./*estou usando e é super prático!*/
  • Google webmasters tools
  • URL e títulos curtos e diretos, com as palavras chave relevantes, geram maior acesso. Inclusive conteúdo com até 1500 palavras são os que possam melhor aceitação, segundo Moz e sepIQ
  • Usar tags para puxar títulos específicos, provavelmente mais curtos, para compartilhamentos no facebook
  • Se for possível manter o controle, não colocar para os links permanentes do WordPress inserirem as categorias do post automaticamente na URL. Usar apenas para puxar o nome do post, podendo inserir categoria manualmente se for o caso, em cada post.

Ver How search works, do Google e pensar em “Metas, métricas e rotinas.”

Voltar para o sumário ^


14:45

6. APRENDA A CRIAR UMA LOJA COM WOOCOMMERCE

Claudio Sanches

O Woocommerce é muito fácil de instalar, basta seguir o passo a passo. Sendo obviamente open source, é gratuito e existem vários plugins (muitos também gratuitos) que permitem a personalização com a adição de suporte às mais variadas necessidades específicas, como:

  • Compra de acesso por tempo ou quantidade de clique
  • Booking para reserva de tempo/datas em agenda
  • Pre order/Pré-venda de produtos

Etc! Além de haverem várias opções de cálculo de entrega e formas de pagamento aceitas, já simplificado e instalável por intermédio de plugins.

Possui um tema gratuito padrão, o Storefront e é recomendado ele ser usado para ser a base para o desenvolvimento de novos temas Woocommerce.

Voltar para o sumário ^


15:30

7. AS NOVAS TECNOLOGIAS HACK E HHVM DO FACEBOOK E O WORDPRESS

Amon Caldas

 

Hack, linguagem desenvolvido pelo Facebook, é um “aperfeiçoamento” do PHP que facilita depuração e checagem de erros em tempo de desenvolvimento através do conceito de anotação de tipos.

Foram citadas estatísticas de aumento da performance de aplicações PHP com o uso da máquina virtual HHVM em substituição ao engine PHP da Zend e índices de ganho de performance indicados pelo WPengine e outros serviços ao utilizar HHVM para WordPress. A expectativa é que em pouco tempo já seja possível utilizar a linguagem Hack para desenvolvimento no WordPress.

Hoje ainda não é possível devido a algumas incompatibilidades da nova linguagem, como o não suporte a variáveis globais e a restrição quanto a “mistura” entre HTML e código server side.

Voltar para o sumário ^


17:00

8. WORDPRESS PARA REDATORES, JORNALISTAS, PUBLICITÁRIOS E BLOGUEIROS

Valério Souza

▶ Os slides na íntegra feitos pelo palestrante podem ser vistos aqui.

Foi dada uma orientação básica do uso do painel WordPress e de ferramentas nativas nem sempre lembradas que otimizam muito tempo (como ações em massa do post, exibição de resumo dos posts na listagem de posts, opções da tela, formatação avançada). Também foi feita uma prévia das novidades que estão por vir na próxima versão.

Alguns plugins para WordPress muito úteis para redatores, jornalistas, publicitários e blogueiros  (os 2 primeiros certamente irão mudar minha vida):

  • ImageInject: Possibilita a busca automática de imagens gratuitas dentro do WordPress, sugerindo já opções contextualizadas ao seu conteúdo;
  • FakerPress: Cria conteúdo de mentira para preencher páginas, posts, post-types no WordPress para testes de desenvolvimento;
  • Email Post Changes: Plugin que notifica por e-mail sobre modificações de conteúdo. Importante para escritas compartilhadas ou supervisionadas.
  • Post notification by email: Plugin que notifica por e-mail sobre publicações de novo conteúdo. Útil para escritas que precisam de revisão.
  • Edit flow: Um plugin mais complexo onde é possível montar o processo de aprovação dos posts, passando pelos usuários necessários de uma equipe editorial.

Voltar para o sumário ^


17:45

9. PERSONAL BRANDING ATRAVÉS DOS BLOGS

Priscilla Arruda Saldanha

Foi feita reflexão sobre a importância da visão que o público tem dos produtos, e a visão do mercado a respeito de nós. Um exemplo foi a simples apresentação de um Currículo, que quando personalizado já é um diferencial. “Você é sua marca” então é necessário considerar os conteúdos que são publicados na internet, pois eles são localglobalizados. Ao mesmo tempo, não abdicar de sua personalidade: aproveitar suas características de diferenciação para se destacar.
Precisamos ter objetivos a médio/longo prazo sobre onde queremos estar para agir de forma orientada e alcança-los.

Atualmente o content marketing tem dado muito resultado, que é usar marketing contando uma história que emociona/envolve. A tendência para o ano que vem é o aumento do uso de vídeos e redes como youtube.

Voltar para o sumário ^


Mais sobre o evento WordCampSalvador 2014

O kit pros inscritos fornecido no evento foi de super bom gosto. Vale lembrar que a inscrição tinha um preço acessível.

wordcampsalvador 2014 kit

Kit composto de camisa, squeeze flexível, broche, crachá com programação do evento e fitinha do Senhor do Bonfim! A caneca foi brinde extra :)

O evento contou com a organização de Leo Baiano, forneceu almoço de comida baiana sem custos adicionais, e acarajé e cocada como coffee break. Comidas deliciosas e de ótima qualidade!

Que venha o #WordCampSalvador 2015!

Enquanto isso, você pode acompanhar a comunidade na página do facebook WordPress Bahia e o WordPress Salvador/Bahia Meetup.

Seja avisado quando houver novos artigos relevantes por aqui para melhorar a sua eficiência, na sua caixa de e-mail. Basta inserir seus dados abaixo :)

← Post anterior

Post seguinte →

6 Comentários

  1. Errata sobre a palestra “AS NOVAS TECNOLOGIAS HACK E HHVM DO FACEBOOK E O WORDPRESS” (já corrigido no post):
    Não é a linguagem hack que pode aumentar a performance, mas sim o uso da máquina virtual HHVM em substituição ao engine PHP da Zend. O palestrante não recomendou o serviço de hospedagem WPengine, ele citou números indicados por eles em relação ao ganho de performance ao utilizar HHVM para WordPress. Hoje não é possível usar Hack no WordPress, justamente por a linguagem não permitir “mistura” entre HTML e código server side.
    Obrigada ao palestrante Amon por ter alertado e ajudado na correção!

  2. Parabéns pelo post, bem completo. Nem fiquei sabendo deste evento, parece ter sido excelente pelo conteúdo abordado.

  3. Certamente haverão próximos; este fez muito sucesso! :)

  4. Muito bom o resumo, eu gostaria bastante de ter ido, especialmente por ser em Salvador, mas tive que viajar um dia antes. Que pena! Quem sabe um próximo evento. :)

Deixe um comentário


Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies e a coleta de dados anônimos de navegação para a exibição de anúncios mais relevantes. Você pode conferir a Política de Privacidade para mais detalhes.