Se você está querendo acessar e ver um site antigo que saiu do ar, até que não existe mais, esta ferramenta pode ser a sua salvação! 

A plataforma Way Back Machine funciona como uma máquina do tempo da internet.

Além de permitir visualizar os conteúdos em sites antigos, já me salvou mais de uma vez para recuperar trechos de códigos em HTML e CSS devido à possibilidade até navegar em vários backups da internet, em versões de datas específicas.

Como visualizar sites antigos e navegar em backups

Com este site, é possível visualizar páginas antigas, navegar nesses backups e consultar os códigos-fontes de sites desativados atualmente.

Veja, basta inserir a URL/link na caixa do site https://archive.org/web/ e clicar no botão “BROWSE HISTORY”.

Após isso, ele mostrará um calendário com a marcação dos dias que suas páginas foram salvas.

Ei! Por acaso você quer aprender a atender online? Baixe o meu e-book Gratuito para saber como começar a fazer atendimentos, consultas, consultorias, aulas, vendas etc na internet: Clique/toque aqui!

Para visualizar como era a página naquela data — e até navegar nela! — basta clicar na data que ele carregará o site!

Incrível, não é?

E é possível, ainda, inspecionar o elemento / exibir o código-fonte e copiá-lo normalmente.

O Way Back Machine ter feito esse backup de sites da internet realmente foi muito útil — e nostálgico.

Consegui rever vários sites antigos que não existem mais!

Os meus sites antigos

Por curiosidade, se você gostava do anime InuYasha, provavelmente conheceu o meu site que comecei pelo endereço inuyashasplace.cjb.net em 2003, se tornou inuplace.cjb.net e depois inuplace.com.br, que é possível de ser visto lá, mesmo que o domínio tenha expirado!

Outro site antigo meu era o Sakura Gifs, que teve o endereço http://www.sakuragifs.hpg.ig.com.br/index.html e lancei em 2002.

Sim, teve um mais antigo! O meu primeiro site efetivamente publicado foi totalpokemon.vila.bol.com.br em Abril de 2001 (eu tinha 11 anos).

Infelizmente, não é todo site que você consegue ver tudo. Dos exemplos que dei, a maioria não dá para ver as imagens, e o último ele mostra o “rastro” de informações de quando ele foi publicado, mas não exibe uma representação visual do site, além do primeiro modelo.

Acesse o site dessa máquina do tempo da web: https://archive.org/web/

Seja avisado quando houver novos artigos relevantes por aqui para melhorar a sua eficiência, na sua caixa de e-mail. Basta inserir seus dados abaixo :)