A Importância do replanejamento da comunicação frente ao cenário Macroeconômico para 2019.2? – Julho 2019

Houve uma demanda à Intermídias de refletirmos: Qual é a Importância do replanejamento da comunicação para as empresas frente ao cenário Macroeconômico para 2019.2?

A partir do texto que desenvolvemos, houveram algumas publicações com o título “Marketing digital é a aposta para o crescimento do cenário macroeconômico de 2019.2”:

Texto que redigi originalmente

Se o cenário de sua empresa não desempenhou conforme previsto neste ano de 2019, não conte com os fatores externos da economia brasileira para melhorar no segundo semestre:

“Desde o começo do ano, os economistas reduziram pela metade suas expectativas de crescimento econômico para 2019 (…)”.*

Para que a área comercial tenha uma melhora na quantidade de potenciais clientes para trabalhar as vendas, a solução pode estar na correta divulgação da sua empresa, seus produtos ou serviços.

Falar em um replanejamento de comunicação nesse momento, pode assustar pela necessidade de agilidade na melhoria de resultados. Contudo, uma estratégia de marketing e comunicação sólida é essencial para saber se estamos mirando no lugar certo, e somar isso às possibilidades de testes e otimizações que surtem efeito rápido que o ambiente digital permite, pode ser a solução para concluir o ano com o desempenho satisfatório.

Quando as pessoas não estão comprando, este é o momento de aumentar o investimento em estratégias de comunicação e vendas. Isso não deve ser visto como aumento de custo, até porque temos como mensurar o exato retorno do investimento das ações realizadas no ambiente digital.

Para uma estratégia no digital funcionar, contamos com um planejamento sólido que leva em consideração quais os objetivos, os diferenciais da empresa, produto ou serviço, e qual o seu correto público-alvo. A divulgação eficaz vai comunicar o valor do produto ou serviço considerando as dores do potencial cliente e nas mídias que ele consome, independente do segmento de mercado.

Em um replanejamento pro segundo semestre, podemos analisar os canais de marketing que estão sendo usados, os seus desempenhos isolados na métrica que mais interessa, e investir apenas nos que dão melhor retorno. Só está análise e remanejamento pode melhorar drasticamente os resultados.

Além disso, no digital, é possível fazermos testes de modalidades de entregas de diferentes ferramentas, formatos de anúncios, públicos, ver o desempenho em poucos dias, fazer uma mudança e testar novamente uma nova variação, até de forma automatizada. Existem uma infinidade de possibilidades e todas mensuráveis que geram dados que possamos analisar e otimizar constantemente, traduzindo uma clareza de qual combinação mais próspera.

Com essa riqueza de dados do ambiente digital, podemos mensurar exatamente quais foram as vendas provenientes das ações.

Na prática, na Intermídias, conseguimos acompanhar que as ações digitais foram as responsáveis para que um cliente no segmento de educação não tivesse uma queda proporcional à que estava havendo no mercado: ela gerou fechamentos, quase metade oriundos de nossas ações online, que subiram os números em relação ao semestre anterior.

Em todos os clientes que temos a possibilidade mensurar ROI e ROAS na Intermídias, este número encontra-se positivo.

Às vezes não é necessário nem investir mais, apenas replanejar e remanejar o investimento onde tenhamos métricas para que possamos analisá-las, otimizar e trazer resultados positivos comprovados.

*Fonte: https://economia.uol.com.br/noticias/bbc/2019/05/28/4-fatores-que-mostram-o-que-ha-de-errado-com-a-economia-brasileira.htm

Diretores da Intermídias

Diretores da Intermídias: Alan Coelho, Luisa Ambros e Ian Castro

Destaques mencionados nas notícias

Um exemplo dos resultados alcançados pela Intermídias, é o case de um de seus clientes, onde foi realizado um trabalho de reestruturação e identificação dos principais pontos de gargalos das ações de divulgação, integrando toda a comunicação da Instituição com seus planos de ações.

Tendo como resultados um aumento no número de visitas no site e um crescimento na quantidade de visitas à Instituição, trazendo assim, novos clientes à empresa. As estratégias de divulgação da Intermídias foram responsáveis por 45% dos resultados alcançados por essa organização no ano de 2019.

Para conhecer alguns dos resultados que a Intermídias alcançou para seus clientes, clique aqui!