Patins Fabiola da Silva BFS 10000: Resenha após 1 ano de uso c/ vídeo

Resumo: Características técnicas, detalhes do patins, indicações de uso e opinião após 1 ano de uso frequente. Com vídeo de 2min do unboxing e resenha em áudio.

O patins inline Fabiola da Silva BFS10000 da marca Bel Sports (segmento do grupo Bel Fix) é conhecido por possuir um dos melhores custo-benefício para a modalidade freestyle/slalom, ou para quem está querendo um patins com melhor desempenho do que um modelo amador de entrada.

Veja abaixo vídeo de unboxing com resenha em áudio e, em seguida, suas características e meu depoimento após 1 ano de uso frequente.

Características do patins BFS 10000

Esse patins é indicado para a prática de slalom e freestyle devido as características da bota de plástico rígido (concede maior controle nos pés), rodas próximas e roqueado (ou com rockering, ou seja, extremidades em tamanhos menores para facilitar manobras/rodopios).

Componentes da caixa

  • 1 par de patins pretos
  • 1 par de cadarços pretos
  • 8 rodas com rolamentos e espaçadores já instalados (4 de um tamanho maior, 4 de um tamanho menor)
  • Chave, parafusos extras e reposição dos protetores laterais

Especificações técnicas do patins

  • Rolamentos: ABEC-7 Chrome
  • Rodas: PU fundido de alta resiliência em 2 tamanhos (roqueadas, as das extremidades são menores, o que concede maior agilidade):
    • Nos tamanhos 36 a 39, as rodas são 72 (as 2 das extremidades) e 76mm (as 2 do meio).
    • Nos tamanhos 40 a 42, as rodas são 76 (as 2 das extremidades) e 80mm (as 2 do meio).
  • Frame: Single chassis em alumínio fundido

Mais detalhes do patins no site da fabricante (clique aqui).

Veja vídeos da modalidade Slalom para conhecer (clique aqui).

Resenha do patins Fabiola da Silva

Componentes e características

Ele é discreto por ser predominante preto com detalhes que parecem cristais em cinza em volta de algumas aberturas de ventilação. Para personalizar mais, uma forma simples é trocando os cadarços pretos por outra cor.

O patins Fabiola da Silva vem já com as rodas em configuração para slalom (roqueado, ou com rockering). A proximidade pequenas das rodas que é adequada para essa prática e também para freestyle. Ele não vem com freio, o que é normal nos patins dessa modalidade, pois ele atrapalharia as manobras.

Além do cadarço, o patins BFS 10000 vem com 2 fechamentos em presilha. A presilha da base ajusta bem. Contudo, a de cima, do tornozelo, mesmo bastante apertada fica um pouco folgada. Por isso, preferia usar meias grossas no topo para ficar mais justo no tornozelo e com maior precisão nos movimentos. Periodicamente no uso, eu parava e ajustava mais as presilhas.

Durabilidade, indicação de uso e custo benefício

Utilizei esse patins por 12 meses com a frequência de uso em média 2 a 3 vezes por semana inicialmente para modalidade slalom e, posteriormente, para freestyle, urban e jogar hockey. Nesse período, troquei as rodas uma única vez devido ao desgaste das originais, depois de 6 meses de uso. O patins Fabiola da Silva atendeu bem às minhas necessidades, seja fazendo giros nos cones, correndo, pulando ou fazendo manobras rápidas. Recomendo para qualquer pessoa que queira começar a se dedicar no patins em alguma dessas modalidades.

Anteriormente eu havia comprado o modelo fitness/de passeio, o Oxer Speed 7000 na Centauro e usado por 2 meses. Compra essa que poderia já ter sido substituído pelo BFS10000 se eu soubesse que me dedicaria de fato à patinação slalom e freestyle. O único motivo de eu ter parado de usá-lo foi que, infelizmente, ele foi roubado.

O custo benefício deste patins é conhecido por ser um dos melhores devido a ele não ser amador e, ainda assim, acessível. Seu preço varia hoje entre R$ 360,00 e R$ 500,00 e é possível encontrá-lo à venda online no Mercado Livre e em grandes lojas como SubmarinoNetshoes, Americanas e Centauro. Comprei em uma loja física na minha cidade (Salvador/Bahia), a Xtreme.

E você?

Se você possui dúvidas, faça sua pergunta nos comentários. Se já adquiriu esse patins, deixe seu depoimento para ajudar a tirar dúvidas de quem pensa em comprá-lo! :)

Pós Graduanda em MBA em Marketing e Branding e graduada em Design Gráfico, trabalhou principalmente como gerente de operações, gerente de projetos e web developer. Tem experiência no planejamento e processo de aplicativos mobile, design de interface do usuário e especializações como programadora e desenvolvedora de sites usando HTML5, CSS3, jQuery, PHP, MySQL e WordPress.

  • Maurinho PMota

    Comprei um pra minha sobrinha… mas a irmã dela quer usar tambem, mas ela só sabe usar com Freio traseiro… Qual posso colocar ou adaptar?