Você trabalha com marketing digital / web sites, já deve ter ouvido falar na palavra Heatmap. Mas você sabe o que é e para que funciona?

O Heatmap é uma palavra em inglês que significa, literalmente, mapa de calor.

O que é heatmap ou  mapa de calor?

É um gráfico que mostra a intensidade frequência em determinadas áreas, através de uso de cores.

o-que-e-heatmap

A área de maior concentração fica vermelha, e a de menor, azul, até ficar transparente – que significa sem interação.

Na Intermídias, agência especializada em inbound marketing, usamos o heatmap para analisar como é feita a navegação de um usuário em um web site, principalmente quando ele é novo para nós. Após isso, fazemos tentativas de melhorias através de mudanças no layout, para fazer novos testes com mapas de calor.

Ei! Por acaso você quer aprender a atender online? Baixe o meu e-book Gratuito para saber como começar a fazer atendimentos, consultas, consultorias, aulas, vendas etc na internet: Clique/toque aqui!

Como o heatmap funciona?

Adicionamos um código no site a ser analisado, de uma ferramenta que passará a armazenar o movimento do cursor do mouse feito pelos visitantes, e as suas interações, como rolar a tela ou clicar.

A ferramenta juntará esses dados de vários usuários, e montará um gráfico com a página onde poderemos ver, em vermelho, as áreas de maior concentração de interação, e indo até o azul as áreas de menor interação.

Para que serve o heatmap?

Com esses dados, podemos entender, com detalhes, como a maioria dos usuários interagem com a página. Assim, temos informação que pode nos ajudar a melhorar algo na interface.

Como +descobrir quais áreas do site precisamos mudar para darmos mais atenção a itens estratégicos, como o link pro formulário de contato para ele solicitar orçamento, por exemplo.

Heatmap gratuito para o seu site

Uma ferramenta online popular para gerar heatmap gratuito pro seu site (até um limite), é a Hotjar.

Basta você realizar um cadastro gratuito e inserir o código de acompanhamento no seu site, para ele começar a armazenar as atividades dos visitantes e montar o mapa de calor da sua página a ser analisada!

 

Seja avisado quando houver novos artigos relevantes por aqui para melhorar a sua eficiência, na sua caixa de e-mail. Basta inserir seus dados abaixo :)