Antigamente, o favicon consistia apenas em um ícone para representar seu um site mais visualmente em uma lista de favoritos do seu navegador. Ao passar do tempo, ele passou a ser exibido também junto aos títulos das janelas dos navegadores, e então, das abas que surgiram depois.

Atualmente, além dessas opções que tinham códigos variados para diferentes navegadores, agora há ainda smartphones e diferentes sistemas operacionais, como iOS, Android, Windows Phone e Chrome. Em todos esses locais, além do computador, você pode adicionar um atalho à sua tela inicial com uma imagem personalizada para representar um site. E, cada plataforma, tem suas peculiaridades, o que pode ser trabalhoso na hora de personalizar perfeitamente uma marca para cada caso…

Felizmente existe o Plugin WordPress grátis realfavicongenerator, um gerador de favicons e ícones para seu site. Basta você ativá-lo em seu WordPress e subir a imagem da sua marca. Em seguida, você pode personalizar as configurações de cada local para deixar a marca o máximo legível onde ela for exibida. Você pode inclusive alterar a cor do fundo da marca, onde isso é permitido.

Faça download aqui do plugin WordPress grátis que gera favicons e icones

Demonstração de ícones e favicons criados pelo plugin, para diferentes plataformas.

Demonstração de ícones e favicons criados pelo plugin, para diferentes plataformas.

Importante:

Ei! Por acaso você quer aprender a atender online? Baixe o meu e-book Gratuito para saber como começar a fazer atendimentos, consultas, consultorias, aulas, vendas etc na internet: Clique/toque aqui!

  • Você precisa manter o plugin ativo. Se você desativá-lo, o favicon deixará de funcionar. Isso porque o código para mostrar o ícone nas diferentes interfaces é mostrado de acordo com a demanda de visualização de página. A página do plugin explica que isso é feito porque é contra as boas práticas adicionar o código diretamente no header.php do tema. Além disso, as atualizações de tema poderiam provocar problemas no funcionamento. Mas o autor garante: o plugin foi feito com as melhores práticas e não irá comprometer a performance do seu web site WordPress.
  • Você só pode checar se a exibição dos ícones/favicons estão corretas se o site está acessível publicamente. Caso seu site esteja com “Ocultar site dos mecanismos de busca” provavelmente não funcionará. O teste do funcionamento pode ser feito acessando o seguinte endereço do verificador de favicon do RealFaviconGenerator e mudando “SUA_URL” em vermelho pelo endereço de seu site: https://realfavicongenerator.net/favicon_checker?site=http%3A%2F%2FSUA_URL&ignore_root_issues=on

Leia mais detalhes sobre o plugin:

  • Por que o plugin de WordPress Favicon by RealFaviconGenerator precisa ficar ativo o tempo todo? (em inglês) https://realfavicongenerator.net/blog/why-does-the-favicon-by-realfavicongenerator-wordpress-plugin-need-to-be-activated-all-the-time/
  • O Plugin de WordPress RFG e performance (em inglês)
    https://realfavicongenerator.net/blog/rfgs-wordpress-plugin-and-performance/

Seja avisado quando houver novos artigos relevantes por aqui para melhorar a sua eficiência, na sua caixa de e-mail. Basta inserir seus dados abaixo :)