Site do vídeo da campanha #Masks4All (“Máscaras para Todos”) da República Tcheca com especialistas recomendando o uso de máscaras na prevenção ao COVID-19: https://masks4all.org/

É possível ver o vídeo legendado em português aqui: https://youtu.be/HhNo_IOPOtU

F8C68523-CBFF-4790-A964-68D495D4F06APor enquanto (02/04/2020 às 08h15) a campanha foi noticiada no Brasil em poucos sites (achei 3), e de forma negativa. *A questão divide opiniões de especialistas dos diferentes países*, como é possível em um desses sites, o R7:
https://noticias.r7.com/saude/especialistas-nao-recomendam-usar-mascaras-de-tecido-para-sair-a-rua-30032020 (os outros 2 sites são o “nsctotal” e o “plox”), e em um site de Portugal “observador”, https://www.google.com/amp/s/observador.pt/2020/03/31/nestes-paises-europeus-usar-mascaras-de-protecao-tornou-se-obrigatorio/amp/ onde está sendo divulgado o vídeo sem nenhuma contra indicação, além dos especialistas da República Tcheca do vídeo.

Sinceramente Eu, Luisa Ambros, sempre fiquei com uma pulga atrás da orelha sobre o fato que “*a maioria que transmite o vírus é assintomático*” e, ao mesmo tempo, a recomendação aqui no Brasil sendo que “só infectados devem usar máscara”.

*Ué, se a maioria não sabe que está infectada, como saber se deveria estar usando as máscaras na rua?*, eu me perguntava.

Analisando as informações dos diferentes especialistas de diferentes países em diferentes níveis de contágio, Eu acho que aqui no Brasil estavam tentando evitar das pessoas todas usarem as máscaras pra *não acabar pros médicos* e as pessoas se sentirem *falsamente seguras* e, assim, evitar os cuidados básicos (como lavar a mão e limpar tudo quando chegar em casa, até). Também, pras pessoas não usarem indiscriminadamente e errado (e isso piorar mais que ajudar), acabar levando as mãos ao rosto para ajeitar a máscara (e, assim, aumentar a chance de contágio), além de gerar um comércio informal de máscaras feitas *sem controle qualidade e de higiene básicos* e difundir mais o vírus e outras coisas contagiosas (o que devemos conseguir prevenir ao lavar adequadamente antes de usar, né?).

Ei! Por acaso você quer aprender a atender online? Baixe o meu e-book Gratuito para saber como começar a fazer atendimentos, consultas, consultorias, aulas, vendas etc na internet: Clique/toque aqui!

Muitas pessoas, municípios e estados estão agindo diferente ao recomendado pelo presidente do Brasil e ficando em casa por entender que isso salvará mais vidas do que não fazer isso. Da mesma forma, entendo que temos que analisar criticamente a opinião dos especialistas de cada lado dessa situação das máscaras (e qualquer situação, na verdade) e procurarmos, cada um de nós, *uma solução que, ao máximo, esteja dentro do recomendado simultaneamente por todos os especialistas da área, além de considerar a sua realidade local, e até, a sua individualidade – contanto que não ponha outras pessoas em risco*.

*Minha conclusão*: Eu vou usar máscara somente quando sair de casa, entendendo que ela protege o outro, parcialmente, assim como me protege, parcialmente, e então diminuir a proliferação do vírus na rua sem fazer faltar pros profissionais de saúde. Vou priorizar fazer a minha própria de papel toalha e elástico, ou tecido. Se não tiver como produzir a minha, vou, ao sair de casa pra comprar algo essencial, comprar alguma máscara de outro fim que também retenha gotículas de saliva e não seja usada por profissionais de saúde, vou interromper o uso dentro do tempo limite indicado pela máscara na situação, e seguir as suas orientações de higiene. Se necessitar ou achar que é melhor opção, comprarei as de tecidos informais e lavarei a embalagem e cada uma antes de usar.

“Em um experimento, a NHK descobriu que quando uma pessoa tosse uma vez em um espaço fechado do tamanho de uma sala de aula, cerca de 100.000 gotículas podem ser liberadas em poucos segundos. Gotas grandes foram vistas caindo no chão em 20 a 30 segundos.

Microgotas, no entanto, permaneceram no ar por períodos prolongados, deixando outras pessoas no espaço vulneráveis a possíveis infecções.”

Com uma única tosse capaz de espalhar 100.000 gotas, as micro gotas também podem se espalhar durante conversas simples. Isso deixa as pessoas em risco de infecção praticamente o tempo todo”
https://pfarma.com.br/coronavirus/5362-microgoticula-conversa.html

“‘O grande erro da população é não usar máscaras’, afirma cientista chinês, especialista em coronavírus”
https://www.bnews.com.br/noticias/principal/coronavirus/263761,o-grande-erro-da-populacao-e-nao-usar-mascaras-afirma-cientista-chines-especialista-em-coronavirus.html

Fábio Vilas-Boas (@fabiovboas) tweetou: Hoje foi um dia muito importante na nossa luta contra o #Coronavírus. O governador @costa_rui lançou a campanha para uso amplo de máscaras por toda a população. O estado da Bahia está empenhado na luta contra à COVID19! https://t.co/EwhwIlgSrm

#todosDeMascara

Seja avisado quando houver novos artigos relevantes por aqui para melhorar a sua eficiência, na sua caixa de e-mail. Basta inserir seus dados abaixo :)