Para ligar para o banco do Brasil, o número da central de atendimento do BB, é 4004-0001.

Contudo, como o próprio site oficial informa: Este número é APENAS RECEPTIVO.

Ou seja, o BB NÃO FAZ LIGAÇÕES PELO 4004-0001.

Como fraudadores se passam pela Central de Atendimento do Banco do Brasil

Em 09/09/22 ligaram dizendo ser do BB para o celular de uma pessoa que mora comigo, informando os dados dela e que havia sido feito um pix no valor de R$999 por um Bruno, de outro estado, feito por um aparelho diferente, e acharam suspeito. Pediram para confirmar que foi feita a transferência.

Então, explicaram que o ocorrido foi devido a um vírus que permitiu isso e alguém estava podendo usar o aplicativo do Banco em outros celulares, um Samsung e um iPhone.

Disseram, então, que a equipe de suporte precisava fazer um procedimento para a remoção do vírus.

Ei! Por acaso você quer aprender a atender online? Baixe o meu e-book Gratuito para saber como começar a fazer atendimentos, consultas, consultorias, aulas, vendas etc na internet: Clique/toque aqui!

Pediram, então, para baixar o app AnyDesk no Google Play.

Uma vez baixado, eles pediram para abrir o app, concordar com os termos e serviços…

Neste momento eu notei o perigo. Eles queriam que instalasse um aplicativo de acesso remoto no celular onde havia o aplicativo do banco, e que operacionalizássemos para conceder poder à equipe de suporte para a remoção do suposto vírus.

Eu disse que era uma usuária avançada e gostaria que ela me dissesse o passo a passo para que eu mesma realizasse. Ela disse que não sabia o passo a passo, que quem sabia e fazia o procedimento, era o setor do suporte…

Eu questionei à pessoa que supostamente foi roubada, e então à atendente, sobre a visualização em extrato da tal transferência. O atendimento falou que “esse vírus é muito forte”, que poderia ter sido uma infecção pelo computador ou smartphone, e que os fraudadores congelam a tela de extrato, para a pessoa não notar o roube, e ela não mostra o débito recente.

A pessoa não recebeu SMS de aviso, também. Então, pedi para ela ver no computador enquanto eu estava ganhando tempo fazendo perguntas ao telefone.

Foi realmente tudo extremamente convincente. Perguntei, e ela disse que no extrato  NO BANCO poderia demorar a ter suporte com o gerente do banco. Eu fui insistente e perguntei de novo, porque ela, “Andressa” algumas vezes não respondia claramente com “sim” ou não”, ela dava uma explicação nada objetiva, que gerava confusão, que depois entendi que era para tornar dificultosa a ideia de desistir de fazer o procedimento ao telefone naquele momento.

Eu fiquei pensando, olhei o número de ligação, e era o da central de atendimento do BB (4004-0001).

“Se um vírus forte poderia clonar o app do banco e congelar a tela do extrato no computador, pode haver um vírus muito mais simples capaz de mascarar o número do telefone, não é mesmo?”

Com essa suspeita, cheguei à conclusão que a maneira mais segura (já que entendia o alto risco que seria dar um acesso remoto a alguém no celular) de checar a veracidade, era LIGANDO do telefone FIXO para o 4004-0001, e verificar a existência do protocolo gerado na ligação, bem como se havia sido debitado o valor de R$999 no extrato.

A moça, de novo, colocou dificuldade que teria que fazer todo o procedimento novamente de encaminhamento de setor, geração de protocolo etc (a ligação já estava em mais de 40min). E aí, insistimos.

Ela deu a ideia que estávamos cientes do débito ao não prosseguir com o procedimento de segurança que teoricamente mantinha a conta vulnerável, em risco.

Rebatemos, dizendo que não estávamos de acordo com o débito, mas que escolhemos não fazer o procedimento na hora.

Desligamos. Ao ligar para o BB, já nas gravações de espera ouvimos uma mensagem: “O BB não faz ligações pelo número da Central de Atendimento”… Ao lidar com uma atendente, ela questionou se algum dado foi dado, e avisou a mesma coisa: Não ligam daquele número. Ao conferir o extrato pelo menu do telefone, também não havia qualquer registro de PIX de 999 no dia, conforme os fraudadores acusaram…

O modo de agir deles, é mascarando o número original do qual ligam. Não precisa estar com o aparelho infectado; o processo de mostrar um número diferente de ligação em relação ao que está sendo de fato usado, pode ser feito por golpistas de forma relativamente fácil.

Depois, vim saber que se desligássemos o telefone, os golpistas poderiam, também, “prender” a ligação por até 5 mi após desligarmos, e eles mesmos atenderem ao fazermos a ligação pro 4004-0001. Então, é importante, realmente, em uma situação parecida, fazer a ligação de outro aparelho.

Ligação Banco do Brasil: É Golpe!

Resumo: QUALQUER ligação que você receber do 4004-0001 se passando pelo Banco do Brasil, é fraude.

Outra informação útil:

Uma dica importante para você lembrar é que dados pessoais e senhas só são solicitados quando a ligação é iniciada pelo cliente. Quando a ligação partir do BB para você, este tipo de solicitação não é feita. Caso isso ocorra, tenha certeza, é golpe! Desligue a ligação imediatamente!

Informações oficiais, você confere no blog do Banco do Brasil: https://blog.bb.com.br/golpe-falsa-central-de-atendimento/

Seja avisado quando houver novos artigos relevantes por aqui para melhorar a sua eficiência, na sua caixa de e-mail. Basta inserir seus dados abaixo :)