Já é um desafio escrever para Web e encontrar parâmetros para um conteúdo conciso, analisável e objetivo. É um desafio ainda maior criar títulos de notícias/postagens na Web, que devem ser:

  • curtos (porque os usuários e não leem muito online);
  • ricos em informações notáveis, claramente sumarizando e objetivando o artigo;
  • com peso no início da frase, iniciando-a com as palavras-chave mais importantes (frequentemente usuários analisam apenas o início de uma lista de itens);
  • compreensível mesmo fora do contexto (porque as manchetes frequentemente aparecem isoladas de seu conteúdo completo, como em resultados de buscas); e
  • previsível, para que os usuários possam saber o que irão encontrar no artigo antes mesmo clicarem na manchete (as pessoas não retornam para sites que prometem o que não podem cumprir).

Essas informações foram traduzidas do artigo “World’s Best Headlines: BBC News” do Nielsen Norman Group que faz uma análise das manchetes do BBC News – segundo Jakob Nielsen as melhores do mundo.

Neil Pateil desenvolveu aqui no artigo “How to Write Headlines People Can’t Help but Click [Formulas Inside]” uma metodologia com uma fórmula que chamou de “4 Us”.

A orientação dele, é que o título deve ser:

Útil + Urgente + Único + Ultra-específico

Com esses 4, aumenta-se as taxas de clique nos títulos (que normalmente corresponde a 20% somente de quem os lê!)

Ei! Por acaso você quer aprender a atender online? Baixe o meu e-book Gratuito para saber como começar a fazer atendimentos, consultas, consultorias, aulas, vendas etc na internet: Clique/toque aqui!

Vale a leitura do artigo dele completo para saber mais sobre cada um!
 

Seja avisado quando houver novos artigos relevantes por aqui para melhorar a sua eficiência, na sua caixa de e-mail. Basta inserir seus dados abaixo :)