Se você quer saber como escolher entre adotar um Domínio ou Subdomínio para o seu Produto Digital, está no lugar certo! Aqui falo do ponto de vista do Search Engine Optimization para que traga-lhe os melhores resultados com tráfego orgânico.

Critério de SEO para Ranqueamento de Domínio, Subdomínio ou Diretório

Em questão de ranqueamento nos resultados de pesquisa (SEO), para aparecer mais facilmente no topo das buscas por um termo (como o nome do seu curso), a ordem de importância/prioridade para buscadores como o Google, é:

  1. Domínio (ex: produto.com.br) ou subdomínio (ex: produto.meunome.com.br);
  2. Subdiretório (ex: meunome.com.br/produto)

Sim, domínio e subdomínio estão juntos, e não é à toa. Para o Google, um subdomínio é o mesmo que um domínio novo. E quem disse isso foi John Mueller, Advocate do Google, em 2018:

“Uma vez que precisamos verificar os subdomínio separadamente no Search Console, enquanto subdiretório não, é seguro assumir que o Google trata-os como sites independentes.”

Exemplo: o domínio nomedomeucurso.com.br é igualmente relevante ao subdomínio nomedomeucurso.meunome.com.br, pois pro Google é como se fosse um domínio novo.

Uma atualização importante: Entre 2018 e 2022, o Google atualizou o seu algoritmo para apenas mostrar dois resultados por domínio, tornando mais difícil para subdomínios tomarem mais espaço nos resultados de busca.

Ei! Por acaso você quer aprender a atender online? Baixe o meu e-book Gratuito para saber como começar a fazer atendimentos, consultas, consultorias, aulas, vendas etc na internet: Clique/toque aqui!

Ranqueamento dos Domínios e Subdomínios Novos

Outra coisa importante e muito relevante a considerar, é:

Também porque o Google considera um subdomínio como um domínio, é como se fosse um novo site. Logo, em um subdomínio você não vai aproveitar o pagerank (o ranqueamento) já existente do seu site.

Exemplo: Se o seu domínio seunome.com.br já possui uma boa relevancia nos resultados de busca do google, o produto.seunome.com.br não aproveitará nada disso.

Contudo, um subdiretório (ex: seunome.com.br/produto) vai, sim, aproveitar a relevância do seu domínio ou subdomínio no momento que o Google mapear e for listar os resultados para quem está buscando pelo seu produto.

Domínio, Subdomínio ou Subdiretório no meu Produto Digital?

Como você já aprender que domínio e subdomínio tem o mesmo peso, você pode aproveitar o seu domínio (se for o seu nome, ou tiver relevância com o produto), e criar um subdomínio, assim como também um subdiretório.

Como assim?

  • Crie um subdomínio produto.meunome.com.br e centralize o seu site específico do produto lá. Assim, você terá uma apresentação mais profissional do nome, e estará competindo para ranquear por um critério diferente;
  • Crie uma página no subdiretório falando sobre o seu produto (ex: meunome.com.br/produto/), e insira lá um link para o seu subdomínio. Assim, você aproveita a relevância do seu domínio para ranquear organicamente para o nome do produto.

Outra opção, é fazer do subdomínio apenas um redirecionador para o subdiretório.

Exemplo: ao acessar produto.meunome.com.br, o usuário é automaticamente redirecionado para meunome.com.br/produto.

Assim, você aproveita o melhor dos dois mundo!

Seja avisado quando houver novos artigos relevantes por aqui para melhorar a sua eficiência, na sua caixa de e-mail. Basta inserir seus dados abaixo :)