O diagrama de Gantt

O diagrama de Gantt é normalmente usado em gestão de projetos, para mais facilmente identificarmos o caminho crítico (aquele que, se uma tarefa atrasar, a entrega final extrapola o prazo), bem como a alocação de tempo de cada membro da equipe.

Ele é extremamente útil para mapear e acompanhar projetos com prazos que precisam ser cumpridos e vários envolvidos!

Usei muito em projetos de sites, como o descrito na palestra “O processo de projetos” que está aqui. 😉 Também coloquei exemplo na imagem abaixo!

Detalhe que é um projeto de site em 2014, então muito do que temos otimizado hoje não tínhamos na época, ok? Fazíamos muito desenvolvimento na unha e estávamos começando a usar o recente (na época) framework bootstrap!

Gerenciador de tarefas com Gantt

Existem vários gerenciadores de tarefas e programas que exibem esse relatório em diagrama de Gantt automaticamente baseado no tempo estimado daquela tarefa, data de início prevista e prazo previsto.

O Runrunit é um deles, que uso! Artia e Operand também possuem algo bem parecido, que ajuda a visualizar os tempos ocupados e ociosos em pauta.

Mesmo para visualizar tarefas curtinhas, esse relatório é bem útil para identificar a disponibilidade (ou não) sua e de sua equipe ao longo dos dias, semanas e meses. O MS Project também exibe este diagrama.

O programa gratuito Gantt Project

Você pode fazer o seu manualmente o seu diagrama de gantt através do programa gratuito GanttProject. Acesse o site abaixo!

https://www.ganttproject.biz/

Ei! Por acaso você quer aprender a atender online? Baixe o meu e-book Gratuito para saber como começar a fazer atendimentos, consultas, consultorias, aulas, vendas etc na internet: Clique/toque aqui!

Seja avisado quando houver novos artigos relevantes por aqui para melhorar a sua eficiência, na sua caixa de e-mail. Basta inserir seus dados abaixo :)