Como desativar o Mercado Envios para Enviar por Conta Própria?

Como desativar o Mercado Envios para Enviar por Conta Própria?

Nem todos os serviços de dropshipping (venda sem estoque) ou modelos de venda, tornam o Mercado Envios uma maneira viável para enviar os seus produtos anunciados no Mercado Livre ou Mercado Shops.

Contudo, existe uma forma de você desativar o “Mercado Envios” e trocar para enviar por conta própria através do “Envio a Combinar”. Assim, você amplia a compatibilidade com serviços de drop shipping e parceria com fornecedores na logística para envio por transportadora própria.

Como mudar a forma de entrega do Mercado Envios para A Combinar

Em contato com o atendimento oficial do Mercado Livre em 14/01/2022, a atendente Laís fez a troca do meu anúncio que tinha apenas a opção “Mercado Envios” de entrega disponível, para o modelo “A combinar com o comprador”.

Desta forma, é possível eu coletar os dados de entrega e repassar ao meu fornecedor que não faz impresso e envio diferente ao que ele já trabalha. Ou seja, ele não poderia enviar pelo Mercado Envios.

Ao questionar Laís se eu conseguiria alterar a forma de entrega no Mercado Livre por conta própria, ela informou que não.

Ou seja, para criar um anúncio e fazer a entrega de forma independente ao Mercado Envios, é necessário:

  1. Criar um anúncio em que você confirma que usará o Mercado Envios;
  2. Entrar em contato com o atendimento do Mercado Livre.

Então, eles manualmente fazem essa mudança para você.

Não, não temos mesmo como fazer a alteração nós mesmos. Além de eu ter tentado, a Laís, atendente do Mercado Livre, me confirmou quando questionei.

Como entrar em contato para solicitar a troca do modo de envio do Mercado Livre

Dito isto, segue link para entrar em contato com o Mercado Libre e solicitar a troca da forma de envio para remover o Mercado Envios:

O link de contato é o “Fale Conosco” que fica no final da página “Contato” (no rodapé): https://www.mercadolivre.com.br/ajuda

Caminho para receber o atendimento correto no “Fale Conosco”:

  1. Qual é o tema do seu contato? -> Vendas
  2. Qual é o motivo da sua dúvida? -> Perguntas sobre Envios
  3. Como você prefere entrar em contato? -> Você escolhe*

* Sobre a forma de entrar em contato, optei e tive sucesso pelo modo “Falar com um representante”, pois estava no computador e para mim era melhor.

Ela abriu um chat onde fui respondida 1h depois.

Dica ao criar Anúncios de Envio a Combinar no Mercado Livre e Conclusão

Por isso, pode fazer sentido criar todos os anúncios e deixá-los desativados até ser atendido.

No momento em que o atendente solicitar os links dos anúncios, basta ativá-los.

Laís informou que é assim, só estou repassando! ;)

Espero que esse artigo tenha te ajudado a abrir mais possibilidades e você fazer boas vendas com um leque ainda maior de fornecedores! :)

Caso você possua alguma sugestão de algum caminho melhor para entrega de vendas em drop shipping, por favor, comente no campo de comentários mais abaixo!

Desejo sucesso!