Remover a extensão .PHP das URLs com .htaccess

Resumo: Veja como remover a extensão de arquivo .php do final dos endereços na web em servidor Apache.

Existem diferentes formas de fazer a navegação de um site com PHP. Atualmente tenho usado mais a estrutura em que todas as páginas tem o “include” php dos mesmo arquivos “header.php” e “footer.php” no início e fim do conteúdo, respectivamente.

Dessa forma, o endereço do site ficaria: http://blog.luisaambros.com/wordpress/contato.php.

Para remover o .php do endereço e deixar ele mais limpo, apenas http://blog.luisaambros.com/wordpress/contato, abra o bloco de notas, coloque o seguinte código, nomeie, sem extensão, com o nome .htaccess e o envie para a raiz do seu site.

RewriteEngine on
RewriteCond %{REQUEST_FILENAME} !-d
RewriteCond %{REQUEST_FILENAME}\.php -f
RewriteRule ^(.*)$ $1.php

O seu site deverá estar hospedado em servidor com Apache (geralmente Linux) pois o .htaccess é específico para ele.

Após fazer o upload do arquivo .htaccess para a raiz do seu site, os links poderão se refrir apenas a “contato” e não mais para “contato.php”, embora funcione chamando a páginas de qualquer uma dessas formas.

Fonte:

Pós Graduanda em MBA em Marketing e Branding e graduada em Design Gráfico, trabalhou principalmente como gerente de operações, gerente de projetos e web developer. Tem experiência no planejamento e processo de aplicativos mobile, design de interface do usuário e especializações como programadora e desenvolvedora de sites usando HTML5, CSS3, jQuery, PHP, MySQL e WordPress.