[Resolvido] Erro de tela preta no Windows 8.1 após Windows Update

Resumo: Está sendo comum um erro de compatibilidade com driver da placa de vídeo, mostrando uma tela preta ao iniciar o Windows 8.1 após uma atualização do Windows Update.

Por que o erro ocorre

O problema da tela preta é incompatibilidade do Sistema Operacional Windows 8 e 8.1 com o hardware. Mesmo que a placa mãe tenha uma BIOS atualizada para o SO Windows 8, o problema irá persistir.

Como o erro surge

Este erro aconteceu comigo após:

  1. Baixar e instalar os drivers das placas de vídeo onboard e offboard, da Intel e AMD respectivamente no site de download de drivers da Dell (pois meu notebook é de lá – um Dell Inspiron 15R 5537)
  2. Aceitar a instalação do seguinte item no Windows Update:

Intel Corporation – Graphics Adapter WDDM1.1, Graphics Adapter WDDM1.2, Graphics Adapter WDDM1.3 – Intel(R) HD Graphics Family

Tamanho do download: 99,6 MB

Talvez você precise reiniciar o computador para que a atualização entre em vigor.

Tipo de atualização: Importante

Intel Corporation Graphics Adapter WDDM1.1, Graphics Adapter WDDM1.2, Graphics Adapter WDDM1.3 software update released in January, 2014

Mais informações: http://sysdev.microsoft.com/support/default.aspx

Ajuda e Suporte: http://support.microsoft.com/select/?target=hub

Como resolver o erro da tela preta no Windows 8 e 8.1

Se aconteceu o mesmo problema após os passos acima, ou se o erro que você está tendo é o mesmo da tela preta, você pode experimentar o seguinte para resolver o problema:

Opção A)

Uma opção de resolver é desativar a Inicialização rápida. Esse recurso na realidade é um Hibernar disfarçado, pois se você observar o tempo em que a máquina está ligada no gerenciador de dispositivo, estará lá um somatório de uma mesma sessão que nunca finalizou. Este tempo só resetará se você reiniciar o Windows 8, ou desligar ele de forma errada. Portanto, para evitar a tela preta, vá em:

  1. Painel de Controle > Opções de Energia > Exibir senha ao despertar
  2. …e desativar a opção “Ligar inicialização rápida”.

Agradecimentos a Claiton que forneceu essas informações via comentário nesta publicação!

Caso não funcione, veja os passos a seguir:

Opção B)

  1. Desligar o computador/notebook (tirando da tomada, removendo a bateria e recolocando-a, para impedir que ele inicie no modo rápido)
  2. Ligar e imediatamente ficar pressionando repetidamente a tecla F8 (em alguns casos, SHIFT+F8) para entrar nas Opções avançadas do Windows 8 e 8.1 (que permite selecionarmos entrada pelo Modo de Segurança, o que queremos). Atenção: Caso não entre neste modo da primeira vez, repita os passos 1 e 2 algumas vezes. A inicialização é tão rápida que pode não dar tempo de o sistema receber o comando F8 antes da inicialização, conforme a própria Microsoft alega.
  3. Na tela de Opções avançadas, clique em Configurações de Inicialização conforme imagem abaixo. Em seguida, ele pedirá para que escolha se deverá ativar Modo de Segurança com rede ou não, além de outras opções e, após escolher, será necessário reinicializar o computador.
    windows8opcoesavancadas
  4. O Windows 8.1. inicializará pelo Modo de Segurança, o que significa que você conseguirá visualizar a tela (pois os drivers não estarão sendo carregados). Abra o Painel de Controle e clique em “Desinstalar um programa“. Procure na lista de programas o item instalado mais recente (Clique em “Instalado em” para filtrar) e selecione o  programa gráfico da Intel instalado por último. Desinstale.
  5. Reinicie o computador. Entrando no modo normal, agora a tela deverá funcionar normalmente!

Opção C)

  1. Quando abrir a tela preta, pressione “Ctrl + Alt + Delete” e clique em “Gerenciador de Tarefas”;
  2. Depois você ira na aba “Arquivo” -> “Executar nova Tarefa”
  3. Digite rstrui.exe que irá abrir a “Restauração do Sistema”.
  4. A partir dai basta seguir os passos para restaurar um ponto antes da tela preta.
    Restauração do Sistema Windows
  5. O computador irá reiniciar e abrir o Windows normalmente.

Agradecimentos a Juelson Oliveira que forneceu essas informações via comentário nesta publicação!

Cada caso pode ser diferente e você pode repetir os passos e desinstalar diferentes drivers de vídeos, como o da AMD ou outro (a depender da sua máquina), ou logo todos de uma vez.

Após esses passos, recomendo buscar informações detalhadas sobre sua placa de vídeo e sua compatibilidade com o Windows 8/8.1 – inclusive com ajuda do suporte técnico do seu notebook/computador para receber orientações do modelo correto do driver de vídeo para instalar.

Prevenindo que o erro da tela preta retorne

De acordo com relatos, infelizmente mesmo que o download das atualizações do driver seja feito no site do fabricante ao invés do Windows Update, o erro acontecerá do mesmo jeito. Então, a melhor forma que conheci de prevenir consiste em não atualizar os drivers de vídeo no Windows 8.1.

Tenho conhecimento de 2 formas de prevenir que o erro retorne sozinho e ambas consistem em configurarmos para que o Windows Update não instale as atualizações do driver de vídeo automaticamente. Para fazer isso:

Opção A)

  1. Entre no Painel de Controle\Hardware e Sons\Dispositivos e Impressoras
  2. Com o botão direito, clique no ícone que representa o seu computador
  3. Selecione a opção “Configurações de instalação do dispositivo”
  4. Selecione a opção “Não, deixe-me escolher o que fazer” e logo em seguida na opção “Nunca instalar o software do driver usando Windows Update”.
configuracoes-de-instalacao-do-dispositivo

Lembre de clicar em “Salvar Alterações”. Agradecimentos à Allan de Souza pela informação.

 

OU

Opção B)

  1. Vá em Painel de Controle\Sistema e Segurança\Windows Update\Alterar configurações
  2. Configure para “Procurar atualizações, mas permitir que eu escolha quando baixá-las e instalá-las”. Dessa forma, o Windows não vai instalar as atualizações sem sua confirmação, então você poderá revisar e desmarcar o driver de vídeo caso ele o inclua na lista.
windows-update-permitir-que-eu-escolha

Clique em “OK” após mudar o campo “Atualizações importantes”.

 

Caso essas informações tenham te ajudado, compartilhe/comente! Caso não, deixe seu comentário mais abaixo para que possamos tentar ajudar.

Fontes:

 

Pós Graduanda em MBA em Marketing e Branding e graduada em Design Gráfico, trabalhou principalmente como gerente de operações, gerente de projetos e web developer. Tem experiência no planejamento e processo de aplicativos mobile, design de interface do usuário e especializações como programadora e desenvolvedora de sites usando HTML5, CSS3, jQuery, PHP, MySQL e WordPress.