Qual a diferença entre a Pesquisa Qualitativa e Pesquisa Quantitativa na definição de Personas em um projeto de Marketing Digital? E qual a necessária fazer?

Comecemos primeiro com a diferença básica de ambas, a Pesquisa Qualitativa da Pesquisa Quantitativa. Elas são comuns para definirmos as Personas de um cliente dentro de uma estratégia de Inbound Marketing.

Se preferir, veja o vídeo com o conteúdo resumido:

A Pesquisa Qualitativa na definição de Personas

Para realizarmos a pesquisa Qualitativa, normalmente desenvolvemos um questionário com questões abertas, com o objetivo de conhecer melhor o público. Temos um roteiro padrão que adaptamos para cada cliente.

Realizamos, então, entrevistas por telefone e documentamos muitos detalhes de um grupo pequeno de pessoas. Os contatos dessas pessoas foram adquiridos juntos ao cliente. Normalmente inclui  clientes recorrentes, clientes convencionais e não clientes.

Ei! Por acaso você quer aprender a atender online? Baixe o meu e-book Gratuito para saber como começar a fazer atendimentos, consultas, consultorias, aulas, vendas etc na internet: Clique/toque aqui!

A Pesquisa Quantitativa na definição de Personas

A partir da documentação das entrevistas da Pesquisa Qualitativa, analisamos e começamos a identificar os padrões nas respostas. A partir disso, elaboramos um novo questionário: este agora para a realização da pesquisa Quantitativa.

A diferença essencial é que esta possui questões fechadas e objetivas. Assim, o objetivo é validar a informação da primeira pesquisa (Qualitativa) obtendo com a resposta de um número maior de pessoas! Isso é feito a partir do disparo por e-mail para um volume maior de potenciais clientes/clientes da base do seu cliente.

Entre fazer a Pesquisa Qualitativa ou a Quantitativa, faça ambas!

A pesquisa Qualitativa foca em Qualidade, enquanto a Pesquisa Quantitativa em quantidade. Na definição de Personas para estratégias de Marketing Digital, utilize ambas para validar suas hipóteses das entrevistas e ter melhores resultados! ;)

Seja avisado quando houver novos artigos relevantes por aqui para melhorar a sua eficiência, na sua caixa de e-mail. Basta inserir seus dados abaixo :)