Como trocar o WordPress de diretório na mesma hospedagem

Para fazer um site WordPress enquanto uma outra versão está online, uma das formas possíveis, e até que particularmente indico caso confie no cliente ou o projeto já esteja pago, é colocando o site já na hospedagem final dele. Por que? Ora, para começar existem diversas configurações possíveis de cada servidor, e muitas vezes você pode ter um formulário de contato quebrado no momento da troca, criando a necessidade de refazê-lo.

Vamos então supor que você tem um site no ar em http://novembroverde.com.br (option_name home no banco de dados) e está desenvolvendo um novo em http://novembroverde.com.br/wp (option_name siteurl no banco de dados)

O site novo está todo pronto e chegou a hora de migrar a versão do http://novembroverde.com.br/wp para http://novembroverde.com.br.

Passo a passo para migrar da pasta “/worpress” para a pasta raiz “/”

É parecido com a segunda parte do tutorial “WordPress em Diretório Próprio” oficial do Codex WordPress.

Importante (o próprio Codex do WP alerta): Se não conseguir acessar seu site, será necessário acessar o painel do serviço de hospedagem e então o aplicativo phpMyAdmin para reverter os dados de acesso.

  1. Faça login no WordPress e vá em “Configurações” -> “Geral”. Ex: http://novembroverde.com.br/wp/wp-admin/options-general.php
  2. No campo “Endereço do site (URL)” troque o endereço novembroverde.com.br/wp para o novembroverde.com.br
  3. Clique em “Salvar” no final da página. Importante que neste momento pode dar erro 404. E tudo bem.
  4. No FTP, baixe os arquivos do diretório WordPress index.php e .htaccess (/public_html/wp, em nosso exemplo) para a sua máquina
  5. Edite o arquivo “index.php” mudando a linha que diz:

    require(dirname(__FILE__). ‘/wp-blog-header.php’);

    Inclua o nome da pasta onde estão os arquivos core do seu WordPress, exemplo:

    require(dirname(__FILE__).’/wordpress/wp-blog-header.php’);

  6. Salve o novo index.php
  7. Suba os arquivos index.php e .htaccess para a pasta raiz do seu site, ex, o “public_html”. Se você não visualiza o arquivo .htaccess , configure para o seu cliente FTP exibir arquivos ocultos. Se você não estiver usando Links Permanentes Legíveis, provavelmente não terá o arquivo .htaccess. Se o WordPress estiver em um servidor Windows (IIS) e usando Links Permanentes, você deverá ter um arquivo web.config em vez de um arquivo .htaccess em sua pasta core do WordPress.
  8. Logue no seu site (se você não estiver logado). A URL que deve ser usada é http://novembroverde.com.br/wp/wp-admin/options-general.php (incluindo o nome da pasta onde estão os arquivos WordPress)
  9. Se estiver usando Links Permanentes, vá em “Configurações” -> Links Permanentes” (ex: http://novembroverde.com.br/wp/wp-admin/options-permalink.php) e clicar em “Salvar” para o WordPress atualizar e deixar correto o seu arquivo .htaccess com as novas regras de reescrita de URL. Se não for possível, ele exibirá as regras que você deverá copiar manualmente para o seu arquivo .htaccess (na pasta do arquivo index.php principal).

Idealmente faça esse procedimento nas horas com menos visitas em seu site, pois nos primeiros passos o site pode apresentar falhas aos usuários. Normalmente o horário de 3 da manhã é o mais ocioso no Brasil.

 

Pós Graduanda em MBA em Marketing e Branding e graduada em Design Gráfico, trabalhou principalmente como gerente de operações, gerente de projetos e web developer. Tem experiência no planejamento e processo de aplicativos mobile, design de interface do usuário e especializações como programadora e desenvolvedora de sites usando HTML5, CSS3, jQuery, PHP, MySQL e WordPress.