O WordPress é muito poderoso quanto à texto, mas não facilita tanto quanto poderia na adição de mídias, como imagens.

Um problema comum é personalizar a galeria de imagens que ele permite inserir. Por padrão, adiciona bordas cinzas e o código CSS – que a W3C não valida – diretamente na página, impossibilitando a fácil edição através do seu próprio CSS nos arquivos do template.

A solução para alterar as características, até então, era diretamente no arquivo “wp-include/media.php” do WordPress. Como não é indicado fazer alterações no sistema (até porque podem ser perdidas nas atualizações), foi criado um plugin que “limpa” as características padrões das galerias, sem grandes dificuldades.

Após instalação do plugin, para definir novas configurações padrões, vá, no menu administrativo do WordPress, em “Aparência” (“Appearence”) -> “Cleaner Gallery”. Para editar o novo padrão CSS das galerias, basta ir em Plugins -> Editor -> cleaner-gallery/gallery.css.

Página do desenvolvedor: http://justintadlock.com/archives/2008/04/13/cleaner-wordpress-gallery-plugin

Página de download do plugin pelo WordPress.org: http://wordpress.org/extend/plugins/cleaner-gallery/

Ei! Por acaso você quer aprender a atender online? Baixe o meu e-book Gratuito para saber como começar a fazer atendimentos, consultas, consultorias, aulas, vendas etc na internet: Clique/toque aqui!

Exemplo do CSS inserido por padrão:

.gallery {
margin: auto;
}
.gallery-item {
float: left;
margin-top: 10px;
text-align: center;
width: 100%;	 }
.gallery img {
border: 2px solid #cfcfcf;
}
.gallery-caption {
margin-left: 0;
}

Seja avisado quando houver novos artigos relevantes por aqui para melhorar a sua eficiência, na sua caixa de e-mail. Basta inserir seus dados abaixo :)